O Objetivo Acústico no Espaço Urbano
Por: 27111955 • 9/6/2016 • Dissertação • 363 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
Objetivo acústico no espaço urbano: Evitar interferência de fontes de ruído sobre o projeto e cuidar para que ele não seja fonte de ruído para o entorno.
Ferramentas utilizadas:
- Mapas de ruído
- Zoneamento no projeto
- Zoneamento urbano:
- Hierarquização de vias (fluxo e velocidade)
- Legislação urbana
- Período diurno e noturno
Barreiras acústicas: isolamento acústico dos ruídos aéreos urbanos feito por meio de elementos arquitetônicos que promovem a queda da intensidade sonora. Pode ser feita através de muros, paredes, taludes, ou até mesmo elementos naturais da própria topografia local.
Dois aspectos importantes: redução da captação sonora pelo ouvinte e intensificação sonora na região voltada para a fonte.
A utilização de materiais absorventes pode amenizar a energia sonora, e a sua forma pode direcionar os raios, evitando que se direcionem para locais onde pode causar o incomodo sonoro.
Para que uma barreira sonora seja eficiente, deve-se considerar sete pontos:
- A frequência dos sons: são eficazes para os sons de alta frequência (pois tendem a refletir). Já os de baixa frequência, tende a causa difração no topo da barreira acústica.
- Proximidade da fonte ou do receptor: quanto mais próximo de ambos, melhor será sua eficiência.
- Altura do elemento utilizado: quanto mais alta a barreira, melhor.
- Massa da estrutura: quanto mais solido, melhor será sua propriedade de barrar os sons.
- Estanqueidade: a barreira acústica deve funcionar como um estanque para que os sons de baixa frequência não se propaguem facilmente por pequenas aberturas.
- Aspectos subjetivos: por exemplo, o acesso visual ao ruído pode influenciar na sua percepção. (A vegetação não é uma boa barreira acústica, apenas quando é de grande extensão)
- Movimentação do ar: o vento sob a barreira acústica pode reduzir a sua eficiência.
Edificações também podem ser utilizadas como barreiras acústicas, uma vez que sua localização pode promover uma sombra acústica (edificações que estão muito propensas a ruídos, podem ser locadas em regiões de sombra acústica de outras edificações).
Ruídos de fundo e ruídos intrusos: os ruídos de fundo podem ser associados aos ruídos gerados dentro do próprio ambiente, decorrente de atividades desenvolvidas dentro dele (por exemplo uma praça de alimentação de shopping: a conversa alheia é um ruído de fundo). E ruídos intrusos são provenientes de atividades externas ao ambiente.
...