O Oswaldo Bratke
Por: desconstruir_ • 17/5/2017 • Trabalho acadêmico • 483 Palavras (2 Páginas) • 490 Visualizações
4.1.1 Residência e estúdio no Morumbi Oswaldo Bratke havia adquirido em 1938 ou 1938 terreno na área que em que hoje se situa o bairro do Morumbi, em São Paulo, segundo informações de Segawa e Dourado (2012). Logo no início dos anos 1950, a região recebeu um projeto de urbanização por parte de Oswaldo Bratke e Oscar Americano, denominado Paineiras do Morumbi. Ao mesmo tempo, Oswaldo projetou e ali construiu sua segunda moradia, sendo que a primeira fora construída na rua Avanhandava dois anos antes. A possibilidade de o arquiteto projetar a própria residência permite o desenvolvimento da criatividade, em um exercício que não é limitado pelas determinações do cliente. Ali onde hoje é o atual bairro do Morumbi, Oswaldo projetou uma moradia em uma área de aproximadamente 180.000 m2 , de acordo com Segawa e Dourado (2012). Na figura 5, pode-se observar os estudos de fachada realizados pelo arquiteto, na busca de uma solução mais adequada ao projeto. 37 Figura 5: Estudos de fachada da residência e estúdio no Morumbi. Fonte: Acervo da Biblioteca da FAU.USP O cuidado de Oswaldo com a topografia do terreno em seus projetos fica bastante evidente nesse caso. A casa, de volumetria horizontal, coloca-se sobre a parte mais alta do terreno, marcando uma relação harmoniosa com o mesmo, tal como se pode observar nos estudos presentes na figura 6. De acordo com Segawa e Dourado (2012): Bratke propôs uma obra marcada pelo ritmo uniforme e pelas cuidadosas proporções de uma malha estrutural de concreto que, apesar de estabelecer uma modulação rígida conforme uma lógica construtiva racional, possibilitava uma admirável flexibilidade de disposição das partes. Valendo-se do contraponto de cheios e vazios, articulando espaços fechados, abertos e semiabertos, explorando assimetrias, combinando materiais produzindo diferentes texturas e efeitos de luz e sombra – sob o controle da moldura estrutural -, a casa resultou numa sábia combinação de soluções na qual criatividade e sensibilidade fluíram proporcionando substância arquitetônica para a austeridade aparente de uma realçada estrutura. (SEGAWA; DOURADO, 2012, p.108) Figura 6: Perspectiva de situação e estudos de composição da face frontal da residência no Morumbi. Fonte: Acervo da Biblioteca da FAU.USP Os autores colocam, ainda, que essa clareza formal que Oswaldo obtém no projeto estava relacionada ao seu grande domínio dos processos construtivos. A cobertura plana da residência marca um importante elemento que acabou por tornarse característico do movimento moderno. 38 Outra característica da produção residencial de Oswaldo que se faz presente nessa obra é a divisão dos espaços pela disposição do mobiliário. Como sugere a figura 7. No caso da residência no Morumbi, os dormitórios, por exemplo, eram definidos pela posição dos armários, que permitiam adequar os ambientes de acordo com as necessidades. “O rigor funcional das plantas admitia mobilidade espacial, assegurando que os interiores da casa pudessem se transformar e absorver novos usos no correr dos anos” (SEGAWA; DOURADO, 2012, p.109), o que marca a arquitetura moderna
http://www.iau.usp.br/pesquisa/grupos/nelac/wp-content/uploads/2015/01/RAGONHA_FAPESP_relat%C3%B3rio-final.pdf
http://www.archdaily.com.br/br/01-33190/classicos-da-arquitetura-residencia-oscar-americano-oswaldo-bratke
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