O Plano Diretor e a Cidade
Por: Fernanda Cristina • 10/3/2022 • Artigo • 614 Palavras (3 Páginas) • 160 Visualizações
1º CHECK DO PAPER
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO – 1º/3º PERÍODO
DISCIPLINA: ESTUDO DA CIDADE
PROF.: JOSÉ ANTÔNIO VIANA LOPES
TEMA: O PLANO DIRETOR E A CIDADE
NOME: Sabrina Britto, Paulo Eugenio e Fernanda Santos
- DELIMITAÇÃO DO TEMA
Uso e ocupação do solo: Impedir a instalação de empreendimentos atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, sem a previsão da infra-estrutura adequada.
- CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA
A falta de planejamento e o mau uso dos espaços urbanos geram grande impacto no trânsito e, consequentemente, atrapalham o cotidiano dos moradores de São Luís. A localização de certos empreendimentos como, por exemplo, o Shopping da Ilha, o Hospital São Domingos e a escola Educator, demonstram que o plano diretor não interviu na construção destes a fim de evitar o problema supracitado.
Diante do exposto, de qual forma as estruturas geradoras de tráfego em São Luís poderiam se reajustar a fim de mitigar os problemas causados pela sua localização?
- HIPOTÉSE
Com a adequação da infraestrutura dos lugares citados, de forma a amenizar o tráfego causado pela grande demanda de pessoas para essas localidades e o desenvolvimento de ações que dinamize o fluxo de pessoas e veículos em horários de pico.
- JUSTIFICATIVA
A importância desta pesquisa se dá sob vários aspectos, principalmente o social. ela objetiva indagar como uma estrutura mal localizada pode se adequar ao fluxo de pessoas, facilitando a circulação de veículos e, consequentemente, melhorando o tempo de deslocamento. Assim, aproveitando o tempo, antes gasto no trânsito, para a realização de outras atividade.
além disso, a pesquisa procura apontar soluções para evitar ou amenizar essas situações ocorridas pela má ocupação do solo na cidade e suas consequências.
5. OBJETIVOS
5.1 Gerais
Indicar formas de reajustar os investimentos geradores de tráfego em São Luís, a fim de mitigar os problemas causados pela sua localização.
5.2 Específicos
Salientar que mesmo com um plano diretor, edificações sem um estudo de impacto no espaço em que foi inserido continuam sendo feitas sem nenhum tipo de questionamento ou punição.
Questionar as medidas existentes para atenuar o problema citado.
Propor soluções corretivas eficazes para que as construções se adequem aos ambientes em que foram inseridas, e beneficiem a sociedade e o meio urbano.
- REFERENCIAL TEORICO
Dentre as políticas de desenvolvimento urbano do plano diretor do município de São Luís, escolhemos a diretriz XV: Ordenamento do uso do solo - c) impedir a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, sem a previsão da infra-estrutura adequada. Utilizando de artigos na internet, foi possível conseguir informações sobre os locais escolhidos para dar embasamento a esta pesquisa e alguns conceitos que serão necessários para o desenvolvimento do paper, além disso, foram utilizados sites, monografias e pesquisas bibliográficas (Comentários ao Estatuto da Cidade;José dos Santos Carvalho Filho, 5º Edição)
...