O Pêndulo Simples
Por: Finding The Way • 19/8/2018 • Ensaio • 445 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
- Pendulo Simples
O pêndulo simples é um corpo ideal que consiste de uma massa (m) puntiforme suspensa por um fio leve e inextensível de comprimento L (Fig.1). Quando afastado de sua posição de equilíbrio (θ= 0o) e largado, o pêndulo oscilará em um plano vertical sob a ação da gravidade. O movimento é periódico e oscilatório. O tempo necessário para uma oscilação completa é chamado período (T)
[pic 1]
As forças importantes que atuam sobre a partícula são: a força peso, P, exercida pela Terra, e a tensão, T, exercida pelo fio. Considerando um sistema de referência onde um dos eixos seja tangente a trajetória circular percorrida pela massa m, e o outro tenha a direção do fio, ou seja, do raio do círculo, veremos que a resultante das forças radiais origina a força centrípeta necessária para manter m na trajetória circular. A componente tangencial do peso [pic 2]
constitui a força restauradora que atua em m e que faz o corpo tender a voltar à posição de equilíbrio. Logo a força restauradora será:
𝐹 = −𝑚. 𝑔. 𝑠𝑒𝑛 (1)
Note que esta força não é proporcional ao deslocamento angular e sim a m fazendo com que o movimento resultante, portanto, não seja harmônico simples[pic 3][pic 4]
Portanto o deslocamento ao longo do arco , e para pequenos angulos movimento será praticamente retilíneo. Sendo assim, supondo : [pic 5][pic 6]
[pic 7]
Ou
[pic 8]
A aceleração é proporcional ao deslocamento. Comparando a equação (2) com a equação podemos escrever:[pic 9]
[pic 10]
- Pendulo de Mola
Um oscilador massa-mola ideal é um modelo físico composto por uma mola sem massa de contante elastica K, que possa ser deformada sem perder suas propriedades elásticas, chamada mola de Hooke, e um corpo de massa m que não se deforme sob ação de qualquer força.
[pic 11]
Como a mola não está deformada, diz-se que o bloco encontra-se em posição de equilíbrio.
Ao modificar-se a posição do bloco para um ponto em x, este sofrerá a ação de uma força restauradora, regida pela lei de Hooke, ou seja:
[pic 12]
Como a superfície não tem atrito, esta é a única força que atua sobre o bloco, logo é a força resultante, caracterizando um MHS.
Sendo assim, o período de oscilação do sistema é dado por:
[pic 13]
Ao considerar a superfície sem atrito, o sistema passará a oscilar com amplitude igual à posição em que o bloco foi abandonado em x, de modo que:
[pic 14]
Bibliografia
http://www1.univap.br/rspessoa/aulas/fisicaexp2012/topico08fisicaexp.pdf
http://coral.ufsm.br/gef/MHS/mhs05.pdf
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/MHS/massamola.php
...