O Serviço Social No Processo De Reprodução Das Relações Sociais
Por: Sarah Ellen • 25/3/2024 • Artigo • 402 Palavras (2 Páginas) • 63 Visualizações
CAPITULO I
O SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DE REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS.
IAMAMOTO E CARVALHO
Serviço Social como Um tipo de especialização do trabalho coletivo na divisão do trabalho peculiar a sociedade industrial.[pic 1]
Reprodução das relações sociais como sendo não só um processo de reprodução da força viva de trabalho e dos meios objetivos de produção, mas envolve também a reprodução da produção espiritual que abrange as formas de consciência social: jurídicas, religiosas, artísticas ou filosóficas através das quais se toma consciência das mudanças ocorridas nas condições materiais de produção.
Reprodução das relações sociais – Reprodução da totalidade do processo social, reprodução de determinado modo de vida, modo de viver e trabalhar de forma socialmente determinada dos indivíduos em sociedade.
Reprodução das relações sociais – atinge a totalidade da vida
- Expressa-se no trabalho
- Família
- Lazer
- Escola
- PROFISSÃO
Devemos, pois, considerar a profissão sob dois ângulos:
- REALIDADE VIVIDA E REPRESENTADA:
NA e PELA consciência de seus agentes profissionais expressa pelo discurso teórico-ideológico sobre o exercício profissional:[pic 2][pic 3]
ATUAÇÃO PROFISSIONAL COMO atividade socialmente determinada pelas circunstâncias sociais objetivas que conferem direção social à prática profissional, o que condiciona e mesmo ultrapassa a vontade e/ou consciência dos seus agentes individuais.
A unidade entre essas duas “dimensões”( Realidade vivida e representada) é contraditória.
Movimento de reprodução do capital – recria o móvel básico da continuidade da organização da sociedade (que permite a criação e apropriação do trabalho excedente, sob forma de mais valia) e também recria os antagonismos dos interesses objetivos inerentes as relações sociais, através das quais se efetiva a produção.
As classes sociais fundamentais so existem pela mutua mediação entre elas, portanto a atuação do as social é polarizada pelos interesses de classes sendo cooptada por aquela que tem uma posição dominante.
O ASSISTENTE SOCIAL responde tanto a demandas do capital quanto a do trabalho e só pode fortalecer a um ou outro pela MEDIAÇÃO DO SEU OPOSTO.
Participa tanto dos mecanismos de:
- Exploração
- Dominação
[pic 4]
Como e ao mesmo tempo, e pela mesma atividade, dá resposta às necessidades de sobrevivência da classe trabalhadora e da reprodução dos antagonismos nesses interesses sociais, reforçando contradições que constituem o móvel básico da história.
Não se nega a SINGULARIDADE dos indivíduos numa visão DETERMINISTA da história, mas essa individualidade e tida como expressão e manifestação de seu ser social, de sua vida em sociedade.
...