OPINIÃO DA COBERTURA ONLINE SOBRE A DIVULGAÇÃO DA TAXA DE DESEMPREGO
Por: Raul Ruffo • 8/4/2016 • Projeto de pesquisa • 416 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
Artigo de opinião da cobertura online sobre a divulgação da taxa de desemprego de mato grosso do sul.
O jornalismo online é conhecido pela velocidade das informações. O curioso aqui é que a TV morena divulgou primeiro. No dia 11/04, veiculou uma reportagem sobre o desemprego em mato grosso do sul que já apontava a taxa de 7,4% sem citar a fonte desse dado em sua reportagem. Nos sites, essa notícia só começou a ser veiculada no dia 07/05, quando os portais Midiamax e correio do estado divulgaram suas reportagens com alguns dados diferentes.
No site Midiamax, o título apontava uma alta de 7,9% na taxa de desemprego no estado e citava o IBGE como fonte. Já no correio do estado, o título da reportagem chama a atenção do leitor para o fato de que, desde 2012 o desemprego no estado não se mostrava tão alto. No subtítulo, a taxa de desocupação apontada pelo portal foi de 6,1% também segundo o IBGE. Percebemos uma diferença considerável entre os dados dos dois sites que citam como fonte o mesmo órgão de pesquisa, sem falar nos dados da Tv Morena que não bateu com nenhum dos dois.
No dia 08/05, um dia depois da notícia ter sido transmitida pelos sites Midiamax e Correio do estado, o portal Campo Grande news publicou sua matéria mostrando a porcentagem na manchete de 63%, que seria o aumento da taxa de desemprego em relação ao mesmo período de 2014, e falando que isso afetava o comércio. Apesar de não citarem a fonte desse dado de 63%, ao longo da reportagem alguns dados da PNAD, pesquisa realizada pelo IBGE, são citados.
Interessante também é perceber que a matéria sobre o desemprego publicada pelo correio do estado, simpático ao atual governo, foi bem menor que a dos outros sites, e ainda trouxe um parágrafo final falando sobre o aumento do salário médio do sul-mato-grossense, que subiu 22%.
Tendo em vista que a única fonte citada pelos portais foi o IBGE, fica uma dúvida quanto a apuração dos dados, visto que nenhum dos dados apresentados pelos sites foi igual ao outro, nem ao da TV Morena.
Uma ferramenta que o jornalismo online oferece e que poderia resolver essa bagunça de dados, é o uso de um hiperlink com o site oficial da pesquisa.
A necessidade que o jornalismo online tem de ter que dar noticias quase instantâneas, acabou desgastando um pouco a credibilidade do meio, que não conseguiu mostrar uma matéria confiável, com dados confirmados, em nenhuma das coberturas.
...