Conceitue a taxa de desemprego aberto. A seguir esclareça: “trabalhador desencorajado”
Por: Junior Alves • 5/12/2016 • Exam • 3.595 Palavras (15 Páginas) • 731 Visualizações
Faculdade do Maranhão – FACAM
Lista de Exercícios de Economia
Revisão de Conteúdo – 2016.2
1 – Conceitue a taxa de desemprego aberto. A seguir esclareça:
“trabalhador desencorajado”;
- Como ela se comporta ao longo do ciclo econômico;
O A atividade econômica de um país num determinado período influencia significativamente a taxa desemprego que ele possuirá. A taxa desemprego tende a reagir com certa defasagem ao ciclo econômico . Se a economia do PIB hoje, o desemprego demora um pouco para iniciar seu declínio..
b) Como ela pode ser afetada pelos fenômenos do “trabalhador
Adicional” e “trabalhador desencorajado”;
O trabalhador adicional sugere que a taxa de participação na força de trabalho secundários tem uma tendência contraciclica( isto é, se desloca oposto ao ciclo dos negócios); ele aumenta durante as expansões . A relação entre o ciclo de negocio e a taxa de participação na força de trabalho também surge por causa do efeito desencorajada. Esse efeito argumenta que muitos empregados acham que é impossível arrumar emprego durante a recessão e simplesmente desistem.
c) Como ela pode mudar sem alteração do estoque de desempregados.
2 – Defina Mercado de Trabalho. Apresente a classificação do desemprego, consoante a sua origem. Diferencie os tipos e exemplifique.
Mercado de trabalho: no qual se realizam a compra e venda de serviços de mão-de-obra,se estabelecendo salário e o nível de emprego.
Desemprego involuntário :ocorre quando o individuo deseja trabalhar à taxa de salario vigente no sistema econômico, mas não encontra ocupação;
Desemprego estrutural: Acontece quando o padrão de desenvolvimento econômico exclui uma parcela de trabalhadores do mercado de trabalho;
Desemprego friccional: surge em decorrência do processo dinâmico que caracteriza o mercado, no qual o sistema de informações sobre a oferta de vagas disponíveis no sistema produtivo é imperfeito;
Desemprego sazonal: ocorre devido à sazonalidade de determinados tipos de atividade econômica
3 – O que vem a ser Paradoxo da Parcimônia em Economia? Exemplifique.
Se a coletividade resolvesse poupar uma parcela maior de renda (consumir menos),acabaria por reduzir o nível de renda, caso os empresários mantivessem seus investimentos constantes.
4 – Quais razões que levam a coletividade a demandar ou reter moeda? Quais variáveis afetam essa decisão?
Demanda por moeda pela coletividade corresponde à quantidade de moeda que o setor privado não bancário retém , em média, seja com o público, seja no cofre das firmas, e em depósito á vista nos bancos comerciais.
Razões para retenção de moeda:
Por transações: pessoas e firmas precisam de moeda/dinheiro para transações do dia a dia,para alimentação,transporte e aluguel;
Por precaução: o público e as firmas precisam ter uma certa reserva monetária para fazer face a pagamentos imprevistos, ou atrasos em recebimentos esperados;
Por especulação:Para novos investimentos.
5 – Se o Produto Interno Bruto – PIB brasileiro crescer em um determinado ano, deve-se esperar que a demanda por divisas cresça ou diminua? Justifique sua resposta.
Se o PIB Brasileiro crescer em um determinado ano, podemos entender que a renda da população interna aumentará, e com isso, aumentará o consumo. Como grande parte do que nós consumimos, tem insumos e/ou matérias primas importadas, crescerá a quantidade de importados, sem contar também que aumenta a quantidade de produtos de bens finais importados,sendo assim a demanda por divisas crescerá!
6– O que é inflação? Quais são suas causas prováveis?
Inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível de preço
Causas da inflação: emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo, demanda por produtos(aumento no concurso) maior do que capacidade de produção do país, aumento nos custos de produção (maquinas, matéria-prima ,mão-de-obra)dos produtos.
7 – Defina Produto Interno Bruto – PIB e Renda Nacional Disponível Bruta, indicando as principais diferenças entre esses agregados.
Produto Interno Bruto – PIB: produto total, independente da origem dos fatores da produção responsáveis por ele;
Renda Nacional Disponível Bruta(RNB) renda gerada por fatores de produção de propriedade dos residentes independentemente do território onde esse valor é gerado.
8 – Quais as fontes de crescimento econômico? Identifique no âmbito local e exemplifique. O crescimento decorre de variações na quantidade e na qualidade de insumos básicos; capital e mão-de-obra. Neste sentido as fontes de crescimento são as egintes:
- O aumento da força de trabalho
-Aumento do estoque de capital
-Melhoria na qualidade de mão de obra
-Melhoria na tecnologia
-Eficiência Organizacional
9 – Discuta o que se entende por taxa de ocupação. Mostre como medi-la.
Conhecida também por índice de emprego, é usada para medir a proporção da população economicamente ativa que , após certa idade, é empregada, indica o contingente de trabalhadores disponíveis e utilizados pelas firmas
10 – Defina inflação de demanda e inflação de custos.
Inflação de demanda: refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível.
Inflação de custo: provocada por aumentos de custos, diminuindo a oferta agregada.
11 – Indique as causas da inflação brasileira, segundo as correntes:
a) Neoliberais;
b) Inercialistas;
c) Cepalistas.
a) Neoliberal:
R: Durante todo o período de 1964-1973, o diagnostico para as causas da inflação brasileira utilizava a linha de pensamento econômico ortodoxa/neoliberal, que atribuía ao excesso de demanda, associado ao desequilíbrio das contas públicas, a responsabilidade pelo processo inflacionário.
O principal mecanismo de política econômica de combate à inflação para essa corrente estava na redução da demanda agregada, com a redução dos gastos do governo (e a consequente redução do tamanho de Estado), com uma política salarial restritiva e controle da oferta monetária.
b) Inercialista:
R: Os pressupostos teóricos dessa teoria eram os de que a economia brasileira se encontrava altamente indexada, ou seja, todos os negócios, contratos etc. eram os firmados com base num índice que procurava garantir a correção monetária dos valores envolvidos. Dessa forma, todos os aumentos de preços da economia, gerando um processo automático de realidade da inflação.
...