OS SERVIÇOS PRELIMINARES E GERAIS
Por: julianaprim • 12/8/2015 • Monografia • 964 Palavras (4 Páginas) • 302 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este memorial descreve os procedimentos para a execução de uma residência unifamiliar composta por um único bloco, contendo nele: 2 garagens, 1 sala de estar, 1 sala de jantar, 4 quartos, 3 banheiros, 1 cozinha e 1 área de serviço, localizado na Rua Alvorada, em Flor de Nápoles.
A edificação será apenas de uso residencial, com estrutura de blocos de concreto, composto por vigas, pilares e lajes.
1 SERVIÇOS PRELIMINARES E GERAIS
1.1 Serviços Técnicos
Sondagem para investigação e determinação da resistência do solo no local, definindo assim o tipo de fundação que será necessária para a execução da obra.
Seguir legislação específica e técnicas.
1.2 Instalações Provisórias
O canteiro de obra contará com as seguintes instalações: área de vivência, instalações sanitárias (vaso sanitário, lavatório, chuveiro e mictório), vestiário, local para refeições, todos pré-dimensionados de acordo com as necessidades da obra e seguindo as Normas de Segurança e Medicina do Trabalho (NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Industria da Construção).
O canteiro da obra contará ainda com um almoxarifado para armazenamento de equipamentos e materiais, sua localização dependerá das particularidades do empreendimento.
Ainda nesta etapa, serão feitas as ligações provisórias de energia elétrica trifásica, água e esgoto.
1.2.1 Placa da Obra
Será feita a instalação de uma placa para a identificação da empresa e da obra, mostrando sua legalidade junto aos órgãos competentes.
1.3 Sondagem
A sondagem será desenvolvida por uma empresa especializada em sondagem, e após a execução, será determinada a resistência do solo e o tipo de fundação que deverá ser adotado. O resultado das sondagens será apresentado de acordo com a NBR 6484:2001.
1.4 Máquinas e Ferramentas
Todas as máquinas e ferramentas necessárias para a execução da obra e a segurança dos trabalhadores serão fornecidas pela construtora responsável.
1.5 Limpeza da Obra
A obra deverá ser mantida permanentemente limpa, garantindo assim um ambiente confortável e seguro para operários, fiscais, visitantes e construtores.
1.6 Equipamentos de Segurança
Os operários poderão contar com todos os materiais e equipamentos necessários para garantir sua segurança e higiene. Receberão ainda treinamento básico de segurança no trabalho.
1.7 Controle de Qualidade
Será implantado pela construtora responsável um Programa de Controle de Qualidade Total, incluindo os procedimentos de execução e inspeção, tanto no andamento dos serviços quanto na qualidade dos materiais utilizados, em conformidade com o PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade – Habitart).
2 INFRA ESTRUTURA
2.1 Trabalhos em Terra
A locação da obra será executada apenas por profissionais habilitados que utilizarão instrumentos e métodos adequados para a situação. A locação será total, sobre gabaritos de tábuas corridas, pontaletadas, envolvendo todo o perímetro da obra. O gabarito será nivelado e a precisão estará dentro dos limites aceitáveis pelas normas de construção.
Toda a superfície do terreno será previamente limpa de vegetações ou entulhos.
2.2 Fundações
As fundações utilizadas serão do tipo direta (sapatas de concreto), e executadas com equipamentos específicos, compatíveis com a solução adotada.
Tanto as vigas baldrames quanto às sapatas terão formas de madeira de pinus conforme indicado no projeto.
O solo se apresenta firme, o que facilita a execução desta etapa. Conforme projeto, o concreto utilizado terá resistência à compressão igual à fck=20Mpa.
3 SUPRA ESTRUTURA
Todo o sistema estrutural será convencional. Por se tratar de uma residência térrea, sua estrutura será composta por vigas baldrames com concreto impermeabilizado e contrapiso sobre camada de brita de concreto armado também impermeabilizado, todas as formas serão de madeira (pinus), e a resistência do concreto será igual a fck=20Mpa.
A estrutura da residência será toda em concreto armado composto por vigas, pilares e laje. Todo o concreto utilizado na obra será adquirido de empresa especializada, dosado em central e atendendo as definições determinadas conforme projeto estrutural. O transporte até a obra será realizado por caminhões, e o lançamento por meio de bomba.
...