TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obras e discos

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Escola Estadual de Ensino Fundamental  e  Médio Professor Daniel Neri da Silva

Disciplina : Sociologia

Docente : José Maria

Discente : Amanda Larissa Carvalho Balduino    número  : 02

Turma : 2 ano ‘’C’’   Turno : Vespertino

XADREZ DAS CORES

PORTO VELHO-RO ,

 ABRIL DE 2015

CULTURA

Dona Cida não tinha nenhuma crença , ou tradição, mas ela tinha o hábito de jogar xadrez, mesmo não tendo nenhuma companhia .

Cida era uma pessoa ética de valores, que mesmo não tendo muito conhecimento, ela tratava as pessoas de igual para igual sendo de diferentes culturas, ou até mesmo nem tendo cultura como sua patroa dona Maria.

ERUDIÇÃO

Dona Maria era uma pessoa sem  valores, branca, viúva, idosa, sem filhos, doente e muito solitária . No caso ela seria uma pessoa inculta por não carregar sobre si nenhuma características de uma cultura, a não ser o seu hábito de jogar xadrez,

Cida era uma pessoa de cultura , por mais que fosse pobre, ela era independente , honesta,  trabalhadeira, e que tinha uma crença ,  que no qual seria na ‘’ Nossa Senhora Aparecida’’ .

Etnocentrismo

Dona Maria acreditava que o modo racista que ela tratava as pessoas , como Cida era correto. Ela odiava os negros, sempre colocando os brancos em primeiro lugar.

Cida não tinha nenhum problema em viver com uma pessoa branca, pelo contrário, ela cuidava muito bem de Dona Maria, mesmo que a tal ficasse maltratando ela.

Interação Cultural

Dona Maria como não tinha cultura, não deveria ser encaixada numa civilização . Mas ela já pensava que era Cida sua empregada que não deveria ser uma cidadã, porque era negra e sem conhecimento, quando que era ela que obtia uma cultura ressaltando seus valores .

Relativismo Cultural

Dona Maria só foi aceitar um negro como cidadão,  que no caso seria Cida, quando viu que não tinha mais saída pra ela, porque era a única que tratava ela bem, independente do que ela fosse .

Cida nunca mostrou sequer ter algum problema de racismo com outras pessoas, seja a diferença de sua cor, cultura etc... Ela sempre se mostrou aceitável a todos os grupos .

Anexos

[pic 1][pic 2][pic 3],[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (151.3 Kb)   docx (105.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com