Os Aspectos Culturais
Por: Juarez Carrilho • 25/5/2018 • Projeto de pesquisa • 1.992 Palavras (8 Páginas) • 206 Visualizações
Aspectos Culturais
1 - Existe secretaria de cultura nos municípios que compõem a região de planejamento objeto de estudo?
2 – Como é financiada a cultura nos municípios que compõem a região de planejamento objeto de estudo?
3 - Quais são as leis que regem e apoiam a cultura em cada município que compõem a região de planejamento objeto de estudo?
- Resposta das Questões 1,2 e 3
Dourados – SEMC (Secretaria municipal de cultura), financiada pelo FIP (Fundo municipal de investimentos á produção artística e cultural) e as leis que regem: Nº 2703(Institui o FIP), Lei N° 3516-2011 (Vinculações Fundos SEMC) e o Decreto N° 569 (Estabelece Normas Para o FIP).
Douradina – Superintendência da cultura, financiada pelo fundo de investimentos culturais do município, regendo a lei complementar 232/2005 (Dispõem dos fundos de investimento à cultura.)
Maracaju – Fundação da cultura “ENI AQUINO”, financiada pelo fundo de financiamentos culturais do município, regendo a Lei Complementar 107/2014 e Lei Nº 1768/2014(Fundos de Investimento).
Rio Brilhante – Fundação de cultura, esporte e lazer (FUNCERB), regendo a Lei Nº 1184/01 (Instituto FUNCERB a Dá providencias), financiada pela prefeitura.
4 – Existem na região de planejamento objeto patrimônio arqueológico e cultural, sítios urbanos tombados e acervos iconográficos?
- Resposta da Questão 4
Dourados – Patrimônio cultural “Marco de cimento” – 06/06/1990 / “Figueira – 01/06/1984 / “Usina Felinto Muller” – 15/07/1991 / “Prédio da estação ferroviária de “Ithaum” – 11/091996.
5 – Existem na região de planejamento objeto de estudo, museus, bibliotecas, casas de cultura, salas de espetáculos, cinematecas, livrarias e feiras culturais permanentes?
- Resposta da Questão 5
Dourados – “Artesanato da vila São Pedro”, “Museu histórico e cultural de Dourados”, “Reserva Indígena”, “Cruzeiro e Museu da Colônia agrícola”, “Galpão das Artes Guaicurus”.
Caarapó – “Museu municipal de caarapó”.
Douradina – “Biblioteca municipal de Douradina”.
Glória de Dourados – “Museu histórico Américo Bricatti”.
Itaporã – ADEC (Associação de desenvolvimento educativo e cultural).
Rio Brilhante – “Biblioteca Municipal”.
Maracaju – Biblioteca Pública.
6 – Quais são as manifestações culturais (danças, gastronomia, festa, etc.) e os patrimônios que são valorizados e protegidos nos municípios?
- Resposta da Questão 6
Caarapó – Shows e eventos culturais na praça central (turismo cultural no Rio Piratini/Deodápolis – Poucos atrativos culturais) - (Não especificado)
Douradina - Possui poucos atrativos culturais não especificados
Dourados – Agenda cultural variada, eventos como “Encontro de corais”(Reunindo grupos corais do Brasil inteiro e países vizinhos como Paraguai e Uruguai), “Festudo”(Festival universitário de tetro de dourados , festival onde participam grupos do Brasil e Países vizinhos.), “Festa das Nações”(Comidas típicas e apresentações culturais), “Campeonato brasileiro de Motocross e eventos científicos nas Universidades”(Ao todo são 19 eventos locais).
Fatima do Sul – “Ponte sobre o rio Dourados”, “Parque Aquático Ambiental”, “Lago do Amor”(Cultura e Turismo do Município).
Glória de Dourados – A cidade é sediada pela cultura religiosa com eventos anuais relacionados à Paixão de Cristo
Itaporã – Tradição e Cultura ligadas ao “Peixe”, por sua produção em massa.
Maracaju – Todo ano é realizada a tradicional “Festa da Linguiça”, acontece ainda a “Festa de São Sebastião”.
Rio Brilhante – Vasta cultura, costumes folclóricos (sentido religioso), “Festa do Divino Espirito Santo” e “Festa Integrada”(Participação ativa da população.)
Vicentina – Compartilha eventos de Dourados e Fatima do Sul (Não Especificados)
Jatei – Poucos Atrativos Culturais (Não Especificados).
7 – Quais são os patrimônios imateriais tombados na região de planejamento objeto de estudo?
- Resposta da Questão 7
Dourados – “Tereré” , “Guaraoby”(Coral Musical)
Maracaju – Festa da Linguiça, “Chamamé” (Patrimônio Imaterial do Estado)
8 – Existe um fator predominante que define a formação cultural da região de planejamento objeto de estudo?
- Resposta da Questão 8
Fator Predominante – Espirito guerreiro e forte herdado dos indígenas e a força da Agropecuária (Principais refletores culturais e nos costumes do povo).
9 – Na opinião da equipe como se define a identidade cultural da região estudada?
- Resposta da Questão 9
A identidade cultural da região vai se definindo através da cultura e dos costumes de seu povo. Seu potencial é o turismo e é despertado na área da agroindústria, eventos, comercio e artesanato. As feiras agropecuárias, peão e boiadeiro, religiosos, tradicionais e eventos do gênero contribuem para a consolidação cultural.
10 – Quais são os fatos históricos importantes (que incluem também os movimentos e organizações sociais) dos municípios ou que servem para estruturar o poder local?
- Resposta da Questão 10
A diversidade das diversas tradições, trazidas por migrantes e imigrantes, cada qual trazendo sua característica local, fora também os costumes estrangeiros (Principalmente o Paraguai). O desenvolvimento e a grandeza do estado estão ligados à cultura (Progresso Social).
11 – Quais são as fragilidades, os obstáculos e os desafios que precisam ser superados em cada município quanto a cultura local?
- Resposta da Questão 11
Bens Culturais passiveis de “Musealização”, bens móveis e imóveis, ambos de interesse público, os de referência ambiental natural, a identidade, à cultura e memória dos grupos sociais dos diversos municípios.
12 – Quais são as vocações e as potencialidades a serem trabalhadas em cada município objetivando o desenvolvimento local cultural?
- Resposta da Questão 12
A música e a culinária são as vocações e podem se considerar também potências nos municípios da região da Grande Dourados, são componentes que integram uma genética cultural muito forte, podemos verificar uma grande diversidade humana e ambiental, trazendo diferenças na identidade cultural do Estado, que podem vir a ser trabalhadas mais afundo em seus costumes, tradições, não deixando de lado nosso tempero regional.
...