Pós em Gestão de Negócios
Por: RudineyAtayde • 4/3/2016 • Relatório de pesquisa • 946 Palavras (4 Páginas) • 274 Visualizações
UNOESC
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA
KATTRYN KETTLYNN DE BONA
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
CHAPECÓ (SC), 2015
Gestão Estratégica de Pessoas
O dicionário define planejamento como "trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados" e define estratégia como "antes de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos". Uma análise global do planejamento estratégico envolve toda a organização.
Através dele, pode-se antecipar as necessidades e relacionar o emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de traçar os caminhos adequados para alcançar objetivos concretos em prazos determinados e em etapas definidas, a partir do conhecimento e avaliação da situação atual.A Gestão Estratégica de Pessoas está sendo uma das principais ferramentas para alcançar o sucesso empresarial, está tendo muitas transformações nos últimos anos. Conforme vai aparecendo dificuldades em cargos dentro das empresas e aparecem as fragilidades, começa-se instaurar novas práticas e ferramentas para suprir a necessidade corporativa.
Uma das maiores dificuldades encontradas hoje é implantar técnicas de gestão que podem garantir o sucesso no mercado competitivo em que se posicionam. Nessa linha deve se ter uma organização bem alinhada para as estratégias, pois um erro afeta num todo e não apenas em uma linha.
Alguns artigos falam que um dos modelos de gestão amplamente adotado hoje em dia é o de Gestão por Competências, este por sua vez visa alcançar os objetivos organizacionais por meio do alinhamento entre a estratégia organizacional a as estratégias de Gestão do Capital Humano.
Um dos objetivos para utilizar este método é para instituir um novo estilo de gerenciamento na organização de maneira mais efetiva e estratégica. A gestão estratégica de pessoas não pode ser pontual e nem temporal, é um programa que estará presente em sua ausência.
De acordo com estudos a implantação do programa de Gestão Estratégica de Pessoal, o impacto na organização foi muito positivo e conduziu seus colaboradores a executar os objetivos e metas propostos para o ano, aumentando a participação de mercado da empresa.
No âmbito empresarial são fundamentais que todos os colaboradores engajados nos processos assimilem a missão e os objetivos da organização, como elementos norteadores na formulação e planejamento de estratégias. Por outro lado, os gerentes devem desenvolver uma atuação que possibilite a ênfase nos focos de aprendizagem da organização.
Para iniciar uma implantação da estratégia necessita de comprometimento independente de nível hierárquico ou posição que o individuo encontra-se ou ocupa na organização, sendo assim, tanto o líder como o liderado avaliem tudo e entendam a estratégia como parte de cada atividade executada na empresa.
Pode-se elencar alguns pontos fracos e fortes, ligados diretamente ao departamento de Recursos Humanos, o setor mais atingido com a implantação das estratégias, sendo: baixa qualificação e produtividade de mão de obra local, falta de planejamento, gerenciamento de equipes, necessidade de participação, comunicação, união entre outros, necessidade de elevação da qualidades dos serviços e a falta de identificação do funcionário com a empresa, estes são uns dos principais pontos.
A forma como as empresas se organizam para que tecnologias, processos e pessoas obtenham os melhores resultados corresponde à sua arquitetura organizacional, seu “chassi” sobre o qual as diversas atividades e interações ocorrem e definem as relações internas cliente-fornecedor (workflows), bem como as hierarquias, papéis e responsabilidades, estabelecendo-se assim a cadeia de valor e de comando. Pessoas, processos, políticas, relações, papéis e responsabilidades devem ser harmonicamente organizados e cuidadosamente geridos e planejados.
...