PATOLOGIA CAUSADA POR UMIDADE
Por: dariss1 • 7/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.471 Palavras (6 Páginas) • 734 Visualizações
Sumário
RESUMO
1-INTRODUÇÃO
1.2 - Justificativa
1.3- Objetivos
1.3.1- Objetivo Geral
1.3.2- Objetivos Específicos
1.4- Metodologia
2- A EDIFICAÇÃO:
3- PATOLOGIA CAUSADA POR UMIDADE
4- LEVANTAMENTOS DE DADOS
4.1- Fachada principal.
4.2- Cobertura estacionamento.
4.3- Fachada lateral.
6.4- Fachada ao lado do estacionamento.
4.4- Coberturas
5 – SOLUÇÕES PARA EDIFICAÇÃO
6- CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFIAS
RESUMO
Este trabalho ira identificar patologias em coberturas de uma edificação, e mostrar as causas dessas anomalias e ver possíveis soluções.
1-INTRODUÇÃO
O estudo das patologias vem contribuindo de forma significativa para o conhecimento sobre a prevenção e o tratamento de problemas da construção de edifícios. Dentre as patologias mais comuns nesta área destaca-se a infiltração, esta ocasiona uma variedade de problemas que afetam sobremaneira a estrutura física da obra. Além desse ocasiona outros problemas, como por exemplo, econômico financeiro e na saúde física e emocional dos proprietários e moradores. Este estudo tem como objetivo investigação a impermeabilização. Especificamente em relação à prevenção e ao tratamento da infiltração através da impermeabilização Tais experiências são decorrentes de fatores com a falta de observância as Normas Brasileiras de Regulamentação NBR 9575 e NBR 9574, a
ausência de projetos específicos e de mão-de-obra qualificada. A utilização de produto de baixo custo e inadequado à área a ser impermeabilizada.
- – Apresentação
O trabalho apresentado tem como estudo das patologias em coberturas de uma edificação já feita. E será apresentado uma breve revisão e identificar as patologias decorrentes neste estudo.
No Capítulo 1 são apresentados as justificativas, os objetivos e a metodologia. No Capítulo 2 serão abordados patologias que estão prejudicando a edificação em estudo. No Capítulo será mostrado soluções e as conclusões do trabalho.
1.2 - Justificativa
As características da impermeabilização utilizada na edificação, traduzidas na análise de sua estrutura, explica sua durabilidade, manutenção e a visão no que pode ser melhorado.
1.3- Objetivos
Objetivos do trabalho em geral e específicos
1.3.1- Objetivo Geral
Avaliar as características de patologias da edificação.
1.3.2- Objetivos Específicos
- Levantar referencial teórico em livros periódicos e sites da Internet, para fundamentar a pesquisa;
- Escolher uma edificação para a área de estudo;
- Avaliar as patologias levantadas e propor soluções.
1.4- Metodologia
Para a realização do estudo será feita uma analise no sistema de impermeabilização. Durante esse estudo em campo serão colhidas informações, características gerais da edificação e as patologias, se houverem.
2- A EDIFICAÇÃO:
A edificação esta localizada na Rua Silva Jardim, próximo ao Iate Clube de Santa Catarina, Florianópolis-SC. O hotel Veleiro fica em frente ao porto de barcos, Iate de Santa Catarina, Parece ser um prédio bem antigo, onde a maioria de seus hospedes são viajantes. Possui um estacionamento junto ao acesso a Rua Silva Jardim, onde também é o principal acesso do hotel.
[pic 1]
Figura 1 – Localização do Hotel
[pic 2]
Figura 2 – Hotel Veleiro
3- PATOLOGIA CAUSADA POR UMIDADE
As patologias encontradas em estruturas e fundações geralmente estão associadas à falta de qualidade de alguma etapa da obra, desde seu projeto, até a conclusão de sua execução. Essas folhas pode-se causar problemas futuros para a edificação
As principais causas de patologias em edificações, são causadas pelo descuido de execução de uma etapa, e pela falta de cuidados em impermeabilizar as principais áreas com riscos de sofrer com a umidade.
4- LEVANTAMENTOS DE DADOS
4.1- Fachada principal.
- Segundo a NBR14724, pode-se perceber grande desgaste pela chuva e sol, não foram feitas manutenções periódicas da pintura de proteção contra esses agentes externos como mostra na figura 3.
Figura 3 – Fachada principal
4.2- Cobertura estacionamento.
- Na parte de estacionamento pode-se notar poças de águas, mostrando que não há drenagem eficiente. Isso pode causar danos irreversíveis para a estrutura causando infiltrações no andares de baixo.
-Nota-se a presença de organismo que podem prejudicar a pintura e estrutura do prédio, como a presença de limo e plantas que colocam suas raízes nas fissura causadas pelo gretamento do concreto.
...