PESQUISA SOBRE DESIGNERS MODERNOS E CONTEMPORÂNEOS, BRASILEIROS E ESTRANGEIROS
Por: Piper Woolridge • 11/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.396 Palavras (6 Páginas) • 333 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP MARQUÊS
GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
TRABALHO NP1 DE PROJETO DO OBJETO
PESQUISA SOBRE DESIGNERS MODERNOS
E CONTEMPORÂNEOS, BRASILEIROS E ESTRANGEIROS:
Análises de assentos
SÃO PAULO
2018
PESQUISA SOBRE DESIGNERS MODERNOS
E CONTEMPORÂNEOS, BRASILEIROS E ESTRANGEIROS:
Análises de assentos
Trabalho acadêmico apresentado como requisito de avaliação no primeiro bimestre da disciplina de Projeto do Objeto, ministrado em regime de adaptação no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista – UNIP Marquês.
SÃO PAULO
2018
1 SERGIO RODRIGUES
Sergio Rodrigues é uma personalidade importante da história do design e da arquitetura moderna brasileira. Nascido em 1927, no Rio de Janeiro, formou-se arquiteto em 1952 pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (hoje UFRJ), no Rio de Janeiro. Desde o início de sua carreira, Sergio buscou idealizar peças com uma linguagem própria que traduzisse a identidade nacional. [pic 1]
Os móveis de Sergio Rodrigues acompanhavam o momento que o Brasil vivia: eles surgiram na época em que uma nova capital federal era criada no país; suas criações eram modernas, confortáveis, com formas robustas e próprias para o clima tropical brasileiro, e logo se tornaram parte significativa do mobiliário dos interiores dos prédios da nova capital, Brasília. Os materiais utilizados nas peças de Sergio refletem uma raiz cultural: as fibras naturais, o couro e a madeira brasileira.
Em sua trajetória, Sergio criou aproximadamente 1.200 diferentes modelos de móveis. Dentre as peças mais famosas do designer, estão: a "Banqueta Mocho", a "Cadeira Katita", a "Poltrona Diz", a "Poltrona Mole", entre outras. Ele recebeu vários prêmios, nacionais e internacionais, e sua obra foi tema de exposições ao redor do mundo.
Sergio faleceu em 2014, na cidade de seu nascimento, quando comemorava 60 anos de atuação no design de móveis e na arquitetura. Para preservar e disponibilizar para o público o seu acervo, o Instituto Sergio Rodrigues foi criado em 2012, no Rio de Janeiro.
- A Poltrona Diz[pic 2]
Quase 50 anos após o lançamento da "Poltrona Mole", peça que levou Sergio Rodrigues à fama, o designer apresentou sua mais nova criação: a "Poltrona Diz". A proposta da cadeira é que ela fosse bastante confortável, mesmo sendo feita toda de madeira. Sua estrutura é em madeira maciça, com o assento e o encosto em compensado moldado em dupla curvatura, folheado em madeira de lei, e possui uma ergonomia perfeita. Esta poltrona foi resultado de anos de pesquisa e surpreende por ser um móvel sem espuma, mas tão confortável quanto uma poltrona mole.[pic 3][pic 4]
1.1.1 Dimensionamento da Poltrona Diz
A Poltrona Diz possui 77 cm de largura, 88 cm de profundidade e 71 cm de altura, conforme desenhos abaixo:
[pic 5]
1.2 O Banco Mucki
Projetado em 1958 e reeditado em 2005, o banco/estrado Mucki é mais um clássico de Sergio Rodrigues.
Tem sua estrutura em jacarandá maciço ou em peroba, com acabamento em selador e verniz. Criado como peça polivalente, foi utilizado como banco e mesa auxiliar em diversas dimensões, sempre na mesma altura. Os primeiros modelos possuiam botões torneados salientes que foram substituídos por botões planos.
O Banco Mucki possui 300 cm de largura, 62 cm de profundidade e 40 cm de altura.
[pic 6]
[pic 7]
1.3 O Banco Leif
Projetado por Sergio Rodrigues, o banco Leif tem desenho original de 1996. Sua estrutura é em mogno, cedro ou peroba-do-campo maciço e tem acabamento em selador e verniz encerado, verniz ou laca. Foi criado para ambientes exteriores e informais.
O Banco Leif possui 180 cm de largura, 40 cm de profundidade e 40 cm de altura.
[pic 8]
[pic 9]
2 GERRIT RIETVELD
[pic 10]
Gerrit Thomas Rietveld nasceu em 1888, em Utrecht na Holanda, filho de um fabricante de armários. Ele abriu seu próprio estabelecimento em 1917 com a intenção de desenvolver novas formas para os mobiliários.
Rietveld foi o primeiro a aplicar os princípios do movimento "De Stijl" na arquitetura, projetando em 1924 a residência Schröder, que é um marco da arquitetura moderna. No decorrer dos anos, tornou-se cada vez mais interessado no papel social da arquitetura, estudando métodos de produção baratos, novos materiais, pré-fabricação e padronização. Com a recessão econômica da década de 30, ele também procurou desenvolver móveis com componentes de fabricação mais baratos.
É autor da famosa Poltrona Vermelha e Azul, tendo criado o protótipo no início da carreira, e da Cadeira Zig Zag, composta por apenas 4 placas de madeira. O designer faleceu em 1964.
[pic 11]
2.1 A Cadeira Zig Zag
Projetada por Rietveld em 1934, a Cadeira Zig Zag substitui as pernas, assento e encosto tradicionais por uma folha de madeira maciça em forma de "Z". Com o uso de diagonais, Gerrit foi o primeiro a introduzir esse novo tipo de cadeira, com assento em balanço. Ele recorreu ao método de aparafusar tábuas de madeira para dar a impressão de uma forma contínua: os quatro painéis se dobram em sequência de cima para baixo.
[pic 12]
2.1.1 Dimensionamento da Cadeira Zig Zag
A Cadeira Zig Zag possui 37 cm de largura, 43 cm de profundidade e 74 cm de altura, conforme desenhos abaixo:
[pic 13]
2.2 O Banco de Igreja: “Church Pew”
Na década de 1960, Gerrit Rietveld foi contratado para construir uma igreja. Rietveld projetou o edifício em uma forma cúbica muito pura. Essas formas primárias também podem ser encontradas nos bancos dessa mesma igreja. O protótipo ficou pronto pouco antes de Rietveld morrer em 1964.
Os bancos têm sua estrutura em madeira maciça e aço pintado, com as seguintes dimensões: 77 cm de altura, 217 cm de largura e 64 cm de profundidade.
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