“ Palestra Lonardo Boff ”
Por: Luanna Pinheiro • 7/9/2017 • Resenha • 772 Palavras (4 Páginas) • 420 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO 7º PERÍODO DIURNO
DISCIPLINA: ARQUITETURA, URBANISMO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
PROFESSORA: HELGA CANEDO
Fichamento Crítico
“ Palestra Lonardo Boff ”
Luanna Pinheiro
PATOS DE MINAS
2017
Leonardo Boff faz advertência que está havendo um grande aquecimento global, da maneira que todas as vidas não vão resistir, assim as pessoas que estão por dentro das tecnologias irão criar ambientes que tenha condição de sobrevivência. Um dos índices de aquecimento é o aquecimento das águas dos oceanos que evaporam cada vez mais; as bacias hidrográficas fazem projetos de biomas regionais visando a sustentabilidade.
A Carta da Terra é um documento que visa criar um modo de vida sustentável, Leonardo cita que “Sonho que se sonha só é pura ilusão; sonho que se sonha junto é sinal de realização”. O primeiro passo é a sensibilização, para motivar a pratica de princípios para se ver a realidade e superar as dificuldades; seres humanos são mamíferos sentimentais e não animais irracionais, a razão ficou irracional, a economia colocou no centro não a vida, mas o mercado; visando apenas ganhar dinheiro.
Leonardo Boff não acredita que a nossa história tenha um fim trágico; os índios Chaman falam que os brancos não sabem escutar a natureza, os limites dos rios, fazer construções longes destas margens. Segundo Leonardo a matéria não tem só massa e energia ela tem outra dimensão que é a informação; a informação hoje pode ser usada para salvar o planeta.
Entre a minhoca e o ser humano há 64% de elementos comuns, a minhoca é 150 vezes mais sofisticada do que um computador de última geração. A sustentabilidade nasce do nosso olhar sobe a terra, temos que ajudar a resgatar a integridade do planeta terra e a vitalidade, para nos dar tudo aquilo que precisamos para viver.
Nós somos um continente habitado por microrganismos, na história da evolução nos mostramos os capitães da terra, destruímos florestas, animais e nossa missão e cuidar de tudo se não tudo vai se degradando.
No Brasil 85% da população vive nas cidades e são dependentes do que se produz no campo, o nosso desafio é como fazer cidades sustentareis, fazendo com que os governos se comprometam com este desafio, criando empregos, profissionalizando os jovens e investindo na agricultura familiar.
Leonardo não acredita em nenhuma solução que vem de chefes, como a Rio + 20; ele acredita de tudo que vem debaixo, das atitudes das pessoas, das ações do governo e do prefeito.
...