Patologia de edificações
Por: annyviehbeck • 24/4/2015 • Trabalho acadêmico • 590 Palavras (3 Páginas) • 355 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 IMPERMEABILIZAÇÃO
3 CONSIDERÇÕES FINAIS
- INTRODUÇÃO
Um dos principais itens a ser considerado durante a realização de uma obra, são os cuidados que devem ser tomados para evitar que problemas ocorram com o decorrer do tempo na obra.
Com o objetivo principal de evitar futuros problemas na obra, é realizado um levantamento de fatores que podem levar a surgir problemas no decorrer. Com isso, foi realizada uma visita de campo onde se pode observar problemas que surgiram devido a impermeabilização incorreta que causa muitas patologias na obra.
- IMPERMEABILIZAÇÃO
Impermeabilização é o ato de tornar algum material, área ou objeto impermeável, ou seja, de fazer com que a água ou outro fluido não consiga atravessar esse material, área ou objeto.
Com o objetivo de colocar em prática os estudos e conhecimentos adquiridos em sala de aula, foram feitos estudos em edificações da Universidade do Sul de Santa Catarina – Pedra Branca.
- VISITA DE CAMPO
Na visita aos blocos da Unisul, acompanhados pelo professor, que salientou a relação entre escolhas dos materiais, técnicas construtivas e manutenção da edificação, puderam ser observadas algumas patologias causadas pela má impermeabilização, entre outras causas.
- Impermeabilização dos Baldrames
Não foi feita a impermeabilização do baldrame. Por estarem em contato direto com o solo ou, em alguns casos, com lençóis freáticos, os baldrames estão constantemente expostos à umidade e, quando não têm nenhum tratamento, podem captar essa umidade e transmiti-la para as partes superiores da edificação, como as paredes de alvenaria. Também haviam rachaduras nos baldrames, que podem ter sido ocasionadas por recalque ou por mal adensamento do concreto.
[pic 1]
Figura 1. Fonte: Dos Autores.
- Caixa do ar condicionado
É importante que a impermeabilização da caixa do ar condicionado seja feita, para evitar umidade e infiltrações nas paredes da edificação.
[pic 2]
Figura 2. Fonte: Dos Autores.
- Juntas de Dilatação
Não foram realizadas Juntas de Dilatação, que pode levar a sérios riscos a estruturas, uma vez que as juntas são fundamentais, pois, caso a estrutura venha a se movimentar, impossibilitaria de ocorrer transmissão de esforço entre as estruturas.
[pic 3]
Figura 3. Fonte: Dos Autores.
- Impermeabilização
Impermeabilização das calhas foi feita de forma incorreta, o que pode ocasionar umidade na laje e nas paredes da edificação.
Outro fator que pode agregar a umidade e deformação da alvenaria das paredes externas, é a falta de pingadeiras, que são de total importância para que água não escorra diretamente na parede. As pingadeiras devem ser em média de 2 à 3 centímetros.
...