Pesquisa Treliças Espaciais
Por: dessasampaio • 19/2/2016 • Projeto de pesquisa • 357 Palavras (2 Páginas) • 340 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
TRELIÇAS ESPACIAIS
OBRAS SIGNIFICANTES
ANDRESSA SAMPAIO - 20378563
PAULA MAGALHÃES - 20408248
M3B
PROFª FERNANDA NASCIMENTO
Kanazawa Station
[pic 1]
[pic 2]
Esta estrutura é uma das maiores estruturas treliçadas de alumínio no Japão. A área bruta sobre o telhado e a parede é de cerca de 6500 metros quadrados, e o peso bruto é de cerca de 800 toneladas.
Centro de Medicina Regenerativa da Universidade da Califórnia
[pic 3]
[pic 4]
Aço estrutural possibilitou a implantação do Centro de Medicina Regenerativa da Universidade da Califórnia, em São Francisco, em terreno desafiador. A implantação em lote íngreme ocorreu devido à falta de outros espaços disponíveis no campus da Universidade. O novo centro foi construído com o uso de treliças espaciais de aço de seção quadrada, apoiadas sobre blocos de fundação. Por se tratar de uma região sujeita a abalos sísmicos, estes aparelhos de apoio contam com dispositivos capazes de absorver e suportar os impactos de um terremoto.
Orquidário Professora Ruth Cardoso
[pic 5]
[pic 6]
Em 2010, o arquiteto Decio Tozzi, autor do projeto do Parque Villa-Lobos, em São Paulo, foi convidado para projetar, no mesmo parque, o Orquidário Professora Ruth Cardoso. Para concretizar o projeto, o arquiteto imaginou um volume semiesférico, composto por estrutura em aço e pele translúcida em polietileno, com proteção ultravioleta, que oferecesse às delicadas orquídeas a proteção adequada. A montagem da semiesfera foi feita com a utilização de treliças espaciais de seção triangular, comuns em pequenos galpões.
Science World
[pic 7]
[pic 8]
Science World é um centro de ciência dirigida por uma organização sem fins lucrativos, em Vancouver, British Columbia, Canadá. É envolto por uma treliça espacial de seção triangular,
Terminal do Aeroporto Internacional Guararapes - Gilberto Freyre, Recife-PE
[pic 9]
[pic 10]
Com estrutura metálica, as fachadas do terminal foram projetadas em ângulo reverso , vedadas com vidros sem reflexão e instaladas sob área de projeção da cobertura. Sustentada por pórticos metálicos a cada 15 metros, a treliça foi montada nas faces laterais em módulos de 30 metros, compostos por pequenas partes de 2,50 metros. Conforme o coordenador de projetos da ATP Engenharia, arquiteto Gustavo Sales, como os módulos exercem trabalhos independentes, na transição entre eles foram adotadas juntas de dilatação.
...