Pisos Drenantes Acessíveis
Por: Sarahabrao • 29/5/2019 • Artigo • 6.027 Palavras (25 Páginas) • 145 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
ESCOLA DE ARTES E ARQUITETURA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
SARAH SILVA ABRÃO
PISOS DRENANTES ACESSÍVEIS
GOIÂNIA
SETEMBRO DE 2017
SARAH SILVA ABRÃO
PISOS DRENANTES ACESSÍVEIS
Trabalho apresentado à disciplina de Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo do 10º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, orientado pelo professor Carlos Vaz de Campos, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Goiânia
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA 1 [pic 1]
- PROBLEMATIZAÇÃO E OBJETIVOS (QUESTIONAMENTOS) 3[pic 2]
- – Objetivos Gerais 3 [pic 3]
- – Objetivos Específicos 3 [pic 4]
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4[pic 5]
- Histórico 5[pic 6]
- Drenagem e Infiltração políticas de controle ambiental 6[pic 7][pic 8]
- As Tipologias de Pavimentos Servem de Auxílio na Drenagem da Água Pluvial com Aplicação na Arquitetura
- ESTUDO DE CASO 13[pic 9]
- APLICAÇÃO DA TECNOLODIA NO PARQUE CAMPININHA DAS FLORES 15
- CONCLUSÃO 17[pic 10]
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18[pic 11]
- INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
Goiânia possui incidências de chuvas intensas em alguns meses do ano, sua urbanização se torna fator problemático para a absorção dessa água. Diversas áreas possuem problemas com enchentes e são prejudiciais à população. Portanto são necessários espaços que possuem a finalidade de permeabilizar a cidade. Parques e praças públicas servem como elemento chave para esse propósito, sua pavimentação deve ser totalmente ou em sua maioria drenante e assim garantir uma saúde urbana e evitar enchentes.
O córrego Cascavel, na divisa do setor Campinas e do setor Aeroviário, possui desde o princípio da urbanização, a função de lazer e de preservação ambiental. Os moradores da região aproveitavam de abundantes áreas verdes para o convívio com a natureza. O Parque Campininha das Flores, nas margens do córrego, construído em 2011, serviu de elemento de atração da população e uma forma do governo municipal de garantia da preservação desse espaço.
A proposta de construção nesse parque, mesmo que seja um equipamento de lazer, voltado para pessoas com deficiência, um público que vem sendo negligenciado pela mídia, pelo governo e pela população como um todo, deve ser muito bem pesquisada. Portanto, deve haver uma drenagem que mantenha a absorção da água pelo solo e a garantia de que a região não será prejudicada pela impermeabilidade local, tendo em vista que tal área possui uma urbanização desordenada e intensa que necessita de áreas verdes e permeáveis.
O objetivo da pesquisa é estudar formas de aplicação de pavimentos drenantes no Parque Campininha das Flores, para isso é necessário o estudo dos principais meios de drenagem urbana no Brasil. Alguns estudos de caso também serviram de modelo para a produção desse artigo, como o Programa DRENURBS, um programa de drenagem urbana de Belho Horizonte, que visa requalificar áreas verdes da cidade e garantir a diminuição de enchentes nas áreas urbanas.
Para que possa ser desenvolvida a pesquisa, um histórico e lavamento dos principais elementos drenantes urbanos é necessário. Posteriormente um estudo das leis e pavimentos que possam ser utilizados para esse propósito foi feito para auxiliar nas vantagens e desvantagens de uso de cada um desses elementos. Assim há a passibilidade de auxiliar na aplicação dessa tecnologia no Parque Campininha das Flores e demais áreas permeáveis das cidades brasileiras. Estudar e definir a melhor forma de aplicação dessa tecnologia de pavimentação nos parque e áreas públicas são uma forma de conseguir pôr em prática o que foi estudado nesse artigo.
- PROBLEMATIZAÇÃO E OBJETIVOS
A pavimentação das cidades torna difícil a absorção de águas da chuva, aumentando assim a ocorrência de enchentes e acidentes no ambiente urbano. Espaços públicos como parques e praças possuem a função de permeabilizar algumas regiões, diminuindo esse problema. A construção nessas áreas pode tornar um fator patológico na cidade, onde locais que deveriam servir de auxílio nas épocas chuvosas estão sendo impermeabilizados.
- OBJETIVO GERAL
O objetivo geral do artigo é apresentar o sistema de pavimentação urbana, com seu funcionamento afim de auxiliar no Trabalho de Conclusão de Curso do Parque Esportivo para Deficientes Campininha das Flores. O local de estudo é a cidade de Goiânia, no setor dos funcionários, às margens do Córrego Cascavel, no Parque Campininha das Flores.
...