Planejamento, gestão e gerenciamento dos recursos hídricos
Por: Nerivaldo Afonso • 7/2/2017 • Trabalho acadêmico • 627 Palavras (3 Páginas) • 313 Visualizações
Canais e correntes
Ciclo hidrológico
Bacia hidrográfica, conceitos fisiográficos fundamentais
Infiltração percolação e drenagem
História das paisagens
Geossistemas hídricos.
Planejamento, gestão e gerenciamento dos recursos hídricos
1- Introdução;/ metodologia/referencias/resultados/considerações finais. Nos resultados deve haver: 1- gerar gráfico de médias decadais (1996-2006);2-média geral (2 décadas),3- desvio padrão e coeficiente de variação,4- gráfico de variabilidade anual da precipitação da bacia de queimadas;5- médias anuais da bacia
Sequência metodológica
1º Revisão de literatura e levantamento cartográfico
2º Trabalho de campo
3º Aquisição dos dados pluviométricos, organização interpretação-realiza procedimento estatístico e depois analisar.
4ºArticular as informações com os dados do referencial teórico para estabelecer analogias e encontrar os resultados principais. Fazer um fluxograma sintetizando tudo isso.
Introdução.
Deve trazer um contexto geral e o semiárido, alterações climáticas, escassez e o momento atual, seca, estresse hídrico, bacia hidrográfica localizada no polígono das secas. Além de conter também um mapa de localização. Metodologia Referencial
Resultados e discussões
1º análise: primeiro fazer a caracterização.
Climático: primeiro regional, depois local e fazer um balanço hídrico regional e local
Trazer um indicie de aridez regional e local.
2º Geologia regional, Geologia local (litologia, tipos de rochas) 3º Solos (Nerma, Embrapa) (ver a fragilidade dos solos)
4º Geomorfologia regional e local (buscar os compartimentos, as formas e as forças que atuam sobre ela; morfologia atual)
5º Vegetação Prognose
- Como resolvo
- Buscar questões prioritárias
- Como avaliar ao longo do tempo (monitoramento trazer a questão legal) Considerações finais.
Objetivos: Comparar regimes pluviométricos da região. Prestar atenção a questão da distribuição das chuvas. OBS: considerar que as informações de campos são subjetivas (Chovei muito, pouco).
Comparar anos e períodos de locais distintos (Séries temporais pluviométricas referentes aos períodos considerados). Por exemplo, comparar o regime pluviométrico de um dado ano com o regime médio do local, o período de comparação pode envolver todos os meses do ano (março a junho; abril a setembro) ou período e anos consecutivos. (outubro a março; agosto a fevereiro, etc.). Atenção a escolha de um período é função da finalidade que se pretende dar a informação. Se for um agricultor de um município ou um estado, que deseja conhecer como foi o regime de chuvas do período de outubro a março do ano agrícola (2014/2015 ex.)
1° etapa
Para se fazer a comparação deve-se selecionar índices de chuvas médios do local. Esses índices devem ser calculados com os dados pluviométricos obtidos de um posto meteorológico próximo à área ou local. (Calcular os totais pluviométricos mensais no período total avaliado). Com a posse dos dados já é possível analisar o comportamento do regime hídrico do período considerado.
2° etapa
Método de cálculo: Deve-se construir uma tabela onde seja possível expressar o desvio de precipitação, expresso em altura de chuvas, que é calculado pela expressão (Dh=Pa-Pr) () Onde Dh= desvio da precipitação/ Pa=precipitação a ser analisada(observada) e Pr= precipitação de referência (Média) INSERIR A TABELA Desvio da precipitação calculado em percentagem é dado a partir da expressão: Dp=Pa-Pr/Pr*100 OBS: Nas comparações, normalmente usa a precipitação de referência como a precipitação média, porém é possível também utilizar como valor de referência, o valor de um ano qualquer ou a média de alguns anos, seguidos ou não.
...