Projeto de pesquisa hospital oncologico
Por: 9976 • 22/1/2016 • Projeto de pesquisa • 5.261 Palavras (22 Páginas) • 550 Visualizações
UNIPAR – UNIVERSIDADE PARANAENSE
ARQUITETURA E URBANISMO
LUIZA BRUSTOLIM BROETTO - 9639
PROJETO DE PESQUISA
FRANCISCO BELTRÃO
2015.
- ÍNDICE
- ASPECTOS INTRODUTÓRIOS...........................................................................01
- INTRODUÇÃO.............................................................................................02
- PROBLEMATIZAÇÃO................................................................................03
- OBJETIVOS..................................................................................................03
- Objetivo Geral..............................................................................04
- Objetivos Específicos...................................................................04
- JUSTIFICATIVA..........................................................................................04
- METODOLOGIA..........................................................................................05
- PROPOSTA...................................................................................................06
- REVISÃO BIBLOGRÁGICA................................................................................06
- BREVE HISTORICO DO CÂNCER DE MAMA........................................06
- A COR EM ESTABELICMENTOS DE SAÚDE.........................................07
- PSICO-ONCOLOGIA: PERSONALIDADE E CÂNCER DE MAMA.......10
- CENTROS DE ATENDIMENTO AO CANCER DA MAMA....................12
- INFRAESTRUTURAS DE ESPAÇOS DE SAÚDE E A RELAÇÃO ESPAÇO FÍSICO ARQUITETÔNICO X RECUPERAÇÃO DE PACIENTES..................................................................................................13
- Espaço e funcionalidade..............................................................14
- Iluminação....................................................................................14
- Conforto Higrotérmico.................................................................15
- Conforto Ambiental.....................................................................15
- CRONOGRAMA.....................................................................................................17
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................18
- ASPECTOS INTRODUTÓRIOS
2.1 INTRODUÇÃO
O trabalho apresenta uma pesquisa para o desenvolvimento de um projeto arquitetônico de um centro de oncologia especializado em câncer de mama, que é delimitado como uma área de psico – oncologia, atendendo mulheres com câncer de mama através de ambientes que influenciem positivamente sua recuperação.
O projeto é direcionado para o município de Francisco Beltrão, localizado no Sudoeste do Paraná, com objetivo de auxiliar as mulheres que se deslocam dos municípios vizinhos para ter atendimento assistencial de apoio e recuperação com ou sem internação. Francisco Beltrão é a 8º Regional de Saúde do Paraná, que ocupa uma área de 7.768.774 km do Estado e sua população estima-se em 86.499 habitantes. Os municípios que compõem a regional são: Ampére, Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola D'Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Isabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge D'Oeste e Verê.
Segundo o INCA, estima-se que para 2014 e 2015, serão diagnosticados cerca de 57.120 mil novos casos de câncer de mama em todo o Brasil. Este número de novos casos indica a necessidade de novos projetos que atendam a área oncológica na região. Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No ano de 2010 ocorreram 49.240 novos casos de câncer de mama no Brasil, sendo superado apenas pelo câncer de pele. No ano de 2008, 11.860 mulheres morreram por causa do câncer de mama e 125 homens também morreram por câncer de mama (www.inca.gov.br). O câncer de mama no homem é raro e representa menos de 1% dos casos, e o principal sintoma é um nódulo endurecido atrás do "bico" do peito, principalmente em pacientes acima de 50 anos de idade.
Mais do que ajudar e cuidar dos pacientes de câncer de mama, o centro oncológico proporcionara também auxilio para os familiares, local para debates em grupo e individual tanto para visitantes quanto para pacientes, salas de apoio de psicologia, e espaço de apoio profissional na área para pacientes, através de pesquisas no meio para melhor suprir as necessidades dos mesmos.
2.2 PROBLEMATIZAÇÃO
O ponto de partida para a presente pesquisa foi à necessidade se haver um centro de oncologia com especialização em câncer de mama no sudoeste do Paraná, tendo em vista o crescimento populacional da região; a importância e a necessidade de direcionar um local exclusivo para o atendimento dos pacientes de câncer de mama em processo de tratamento físico e psicológico, e a garantia do melhor atendimento para os pacientes e familiares. Através de estudos e pesquisas gerar inovações, visando à necessidade de ampliar o conhecimento para melhor qualidade no atendimento.
Após considerar e analisar o tema escolhido e a razão da opção pelo centro de oncologia especializado em câncer de mama questiona-se:
Qual a influência que as formas arquitetônicas e ambientes propriamente designadas ao câncer de mama podem exercer perante o tratamento e recuperação das mesmas?
Um ambiente de qualidade é um ambiente que atende as necessidades de seus usuários garantindo-lhes segurança, bem estar, conforto físico e psicológico na realização de suas atividades. Portanto, a forma arquitetônica estabelecida nas edificações e ambientes de reabilitação é de suma importância na recuperação dos pacientes que usufruem dos ambientes.
...