Qual a Consequência do Uso de Materiais ou Superfícies de Cores Escuras Para o Clima Urbano?
Por: janakt • 15/8/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 969 Palavras (4 Páginas) • 176 Visualizações
1. Qual a consequência do uso de materiais ou superfícies de cores escuras para o clima urbano?
Materiais ou superfícies escuras reduzem a capacidade da diminuição da temperatura através da evapotranspiração, o que provoca cidades que acumulam calor ao absorver mais e refletir menos a radiação solar. Além disso, a baixa reflexividade e quantidade de vegetação resultou em uma diferença de temperatura entre as áreas urbanas e rurais. Esse processo é mais evidente no final da tarde e início da noite, quando as estradas, calçadas, edificações (superfícies impermeáveis) começam o processo de liberação do calor acumulado durante o dia.
2. Do ponto de vista do clima urbano, que elementos são importantes de serem considerados no planejamento urbano a fim de gerar ambientes térmicos aceitáveis tanto do ponto de vista do consumo energético das edificações quanto do conforto térmico dos pedestres?
O investimento na vegetação, sobretudo arbórea é essencial. Corredores ecológicos urbanos estão entre as melhores opções, pois infiltram as águas das chuvas, e, consequentemente, evitam enchentes e seus danos, evitam o assoreamento dos corpos d’água; abrigam vias para pedestres e ciclistas, oferecem áreas de lazer e contemplação, conectam fragmentos de ecossistemas isolados, em áreas urbanizadas, além de melhorar o clima urbano. Pois a diminuição da temperatura pela arborização promove um maior conforto térmico da população nas ruas e nas suas casas, diminuindo o consumo energético (ar condicionado).
3. Elenque os benefícios, desafios e oportunidades relacionados à arborização.
Benefícios: A vegetaçãom diminui os valores da temperatura ambiente (por reduzir as ondas de calor) e da temperatura corpórea do indivíduo, filtra a poluiçao atmosférica, produz mais sombras, reduz ruídos da rua, etc. Consegue trazer benefícios tanto ambienteais, como econômicos, sociais e psicológicos.
Desafios: A grande quantidade de pavimentação e crescimento contínuo das áreas urbanas acaba dificultando o cultivo da vegetação arbórea.
Oportunidades: permeabilidade ao solo, sombreamento, manutenção da umidade do solo e do ar, proteção das nascentes, absorção de calor e de poluição etc.
Elenque os doze princípios orientadores para inserção da vegetação arbórea no meio urbano.
1- Conheça a árvore (seus recursos)
2 Tenha uma estratégia abrangente da árvore
3 Incorpore árvores em planos de políticas e em outros planos urbanos
4 Crie locais adequados para as árvores
5 Escolha as árvores certas
6 Busque múltiplos benefícios
7 Busque indivíduos saudáveis
8 Forneça solo, ar e água
9 Busque os agentes interessados
10 Adote uma abordagem de gerenciamento de bens
11 Esteja consciente do risco (em vez de avesso ao risco)
12 Adapte a gestão às necessidades
4. O que são e quais são as características principais das ruas verdes?
As ruas verdes são as ruas arborizadas, que integram e manuseiam águas pluviais, reduzindo o escoamento superficial durante o período das chuvas fortes. A vegetação favorece a amenização climática (diminuição da temperatura) e dá-se a preferência de travessia a pedestres e a ciclistas (estimulo da circulação de baixo impacto). Além disso, as ruas verdes conectam a avifauna e os insetos entre os fragmentos/recintos com vegetação (jardins, praças e parques), valorizam a área, facilitam a educação ambiental, etc.
5. Qual a consequência mais imediata da substituição da vegetação por superfícies rígidas como concreto, asfalto, etc. no meio urbano?
A substituição da vegetação por superfícies rígidas favorece a ocorrência de inundações e de deslizamentos, por impermeabilizar o solo. Também, em muitos casos, suprime áreas naturais alagadas/alagáveis e florestadas, o que resulta em consequências nocivas para o ambiente.
6. As temperaturas registradas no meio urbano tendem a ser maiores do que as registradas no meio rural circundante a elas. Faça uma breve explanação da explicação para este fenômeno.
...