RELATORIO DE VISITA TECNICA HOSPITAL ZILDA
Por: Diego H. Biaca • 3/5/2015 • Projeto de pesquisa • 558 Palavras (3 Páginas) • 1.428 Visualizações
Nome: Diego H. Biaca Curso: Enfermagem 7º Período Disciplina: APS
RELATORIO DE VISITA TECNICA HOSPITAL ZILDA
Depois de realizada orientação e discussão em sala de aula sobre a visita técnica com os professores fomos encaminhados ao Hospital do Idoso Zilda Arns para analisar e conhecer o seu funcionamento para desenvolvimento de um programa a ser elaborado pelos grupos divididos em sala de aula para posteriormente aplicar dentro do Hospital com orientações aos pacientes que lá estarão .
No dia 12 de fevereiro de 2015 às 14 horas fomos recebidos no Hospital Zilda Arns pela Enfermeira responsável pela visita técnica do local.
Ela iniciou com uma breve historia sobre a instituição nos contando sobre sua abrangência que o hospital era conduzido pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba, juntamente com o hospital algumas redes integradas são interligadas a ele como exemplos: Maternidade Bairro Novo, CAPS e UPA (especificamente a UPA Pinheirinho ).
O Hospital possui cerca de 131 Leitos distribuídos entre enfermarias, quartos de isolamento, leitos de UTI,observação , emergência e recuperação pós-anestésica. Sua taxa de Ocupação fica na base de 80%,mas pode haver variações devida a demanda que o hospital tem. O hospital não atende somente a população idosa como é de especialidade, mas também nos foi orientado que devido à demanda do município existe uma central de leitos que regula as vagas que estão disponíveis no Hospital onde o mesmo acaba recebendo pacientes de outras faixas etárias também.
Durante a visita não houve o contato direto com o paciente, então posteriormente a breve apresentação sobre a instituição fomos encaminhados a uma sala onde outra profissional da área da Qualidade do hospital nos fez uma breve palestra onde foi comentado que o foco principal das atividades do Hospital Zilda Arns é o atendimento a todos os pacientes acima dos 18 anos , com ênfase no paciente idoso,assim sendo a melhoria integral e global de qualidade corresponde à redução contínua dos riscos dos pacientes , empregados ,acompanhantes , visitantes e terceiros.
Foi nos passado que os principais processos estão baseados nos seguintes aspectos:
- Coerência com a missão, políticas e os planos com a instituição;
- Atendimento das necessidades dos pacientes, familiares, acompanhantes, profissionais e outras;
- Utilização de diretrizes baseadas em evidencia ,pratica atualizadas,padrões clínicos,literatura cientifica e outras informações pertinentes a pratica clinica;
- Consideração de informações relevantes sobre o gerenciamento de riscos;
- Utilização dos conhecimentos e habilidades disponíveis na instituição;
- Incorporações de praticas ideais, assim como a utilização de benchmarking com outras instituições;
Para que isso seja possível os responsáveis pela instituição participam do planejamento e monitoramento, através de indicadores de melhoria de qualidade, analise de dados, implementação de manutenção das mudanças que resultam em melhorias; a instituição elabora processos de acordo com os princípios de melhoria de qualidade; Profissionais com experiência, conhecimento e habilidades analisam os indicadores; A instituição tem um processo definido para identificação e analise de eventos classificados como quase falhas.
...