RESENHA CRÍTICA ILUMINAÇÃO NATURAL EFICIENTE, LENTES PRISMÁTICAS E A SÍNDROME DOS PRÉDIOS SELADOS
Por: Joao Gomes • 11/3/2021 • Trabalho acadêmico • 402 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE NILTON LINS
ARQUITETURA E URBANISMO
CONFORTO AMBIENTAL II
RESENHA CRÍTICA
ILUMINAÇÃO NATURAL EFICIENTE, LENTES PRISMÁTICAS E A SÍNDROME DOS PRÉDIOS SELADOS
MANAUS
2017
[pic 2]UNIVERSIDADE NILTON LINS
ARQUITETURA E URBANISMO
DARYSSON GOMES
CONFORTO AMBIENTAL II
RESENHA CRÍTICA
ILUMINAÇÃO NATURAL EFICIENTE, LENTES PRISMÁTICAS E A SÍNDROME DOS PRÉDIOS SELADOS
[pic 3]
MANAUS
2017
RESENHA CRÍTICA
ILUMINAÇÃO NATURAL EFICIENTE, LENTES PRISMÁTICAS E A SÍNDROME DOS PRÉDIOS SELADOS
O desenvolvimento das atividades que constituem a execução de construção de determinadas obras, exigem cuidados de salubridade para com os encarregados do projeto. A falta de cuidado com as condições trabalhistas dos profissionais que executam obras projetadas resulta em conseqüências prejudiciais á saúde bem como, o tão comum mal da “Síndrome dos prédios selados”. Esta situação, comumente ocorre no ambiente interno trabalhista. Não podendo, portanto, ser constatada tal doença externamente ao local de trabalho e execução da obra.
O corpo humano se adapta ao período determinado de funcionamento de acordo com a estipulação da execução de carga horária da atividade a ser realizada. Podendo, assim, ser modificada conforme a necessidade das prioridades a serem atendidas. Alguns fatores como a utilização da luz solar, poderiam contribuir significativamente para a melhoria da execução de realização dos trabalhos executados pelos contratados de empresas relativas à construção civil. No entanto, o que deveria ser um fator favorável, torna-se um grande vilão do projeto em fase de execução. Visto que a presença da luz solar aliada às altas temperaturas, acabam sendo prejudiciais à saúde dos trabalhadores.
Em cidades do Norte e Nordeste do Brasil, o clima mais frequente é comumente de altas temperaturas, tornando-semais frequente, portanto, maior o risco à saúde dos funcionários lotados na obra. Porém, a realização de qualquer projeto, deve ser aliada às normas de segurança trabalhistas. E, Inclusive, o uso de painéis prismáticos tem sido bastante útil nesse aspecto. Isso porquê, com o uso de painéis prismáticos, é bastante aproveitada a energia solar tendo utilização de cerca de apenas 25% dos infravermelhos adquiridos.
Existem vários meios de aproveitamento de luz solar, bem como: conforto visual; conforto térmico; integração com o sistema elétrico; e possibilidade de economia de energia por utilização de luz natural. Em países mais desenvolvidos, como o Japão, esta projeção é realizada há tempos!
...