RESENHA DE PROJETO ESPECIAIS
Por: Roney Araujo • 7/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.145 Palavras (5 Páginas) • 359 Visualizações
FIAMFAAM
CENTRO UNIVERSITÁRIO
ARQUITETURA E URBANISMO
APS
AVALIAÇÕES TÉCNICAS DE PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO INOVADORES NO BRASIL
Rosa Carolina Abrahão Amancio , Márcio Minto Fabricio , Cláudio Vicente Mitidieri Filho
PROF: ANA GABRIELA
PROJETOS ESPECIAIS
ALUNO: RONEY ARAÚJO R.A 6780535
- INTRODUÇÃO
O conceito de produtos inovadores adotado no trabalho é o de sistemas e processos construtivos que não possuem normas técnicas brasileiras harmonizadas, de caráter prescritivo. No Brasil o sistema responsável pela avaliação técnica de produtos de construção inovadores é o SINAT – Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores, que está vinculado ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, subordinado ao Ministério das Cidades. Seu objetivo é definir critérios de desempenho e métodos de avaliação relacionados à durabilidade e à vida útil, ao desempenho térmico e acústico, ao desempenho ambiental e ao desempenho estrutural de produtos e sistemas construtivos inovadores, bem como propor aprimoramentos na própria sistemática de análise e concessão de documento de avaliação técnica. O intuito do Projeto é subsidiar futuras diretrizes SINAT, dentro do PBQP-H, contribuindo com os procedimentos do SINAT voltados à nova Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, que está em revisão e que tem seu prazo de exigibilidade previsto para março de 2013.
- MÉTODO DE PESQUISA
Para tanto, foram contextualizados os produtos de construção inovadores dentro do setor da Construção Civil do Brasil. Também conceituou-se brevemente a NBR 15575, como forma de explicar sua relação com a avaliação técnica de produtos inovadores.
- O SETOR E OS PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO INOVADORES NO BRASIL
Juntamente com a inovação tecnológica surgem os produtos inovadores, que de acordo com o SINAT, compreendem os sistemas, subsistemas, componentes, materiais e processos construtivos que não são objeto de norma brasileira prescritiva e não têm tradição de uso no Brasil. O setor da Construção Civil é formado por uma série de atividades com diferentes graus de complexidade, relacionadas a produtos diversificados e com processos tecnológicos variados, que se adequam a diferentes tipos de demanda.
- A AVALIAÇÃO DE PRODUTOS INOVADORES E A NORMA DE DESEMPENHO
O significado de desempenho é abrangente, pois está basicamente relacionado às exigências dos usuários. Assim, a tradução das necessidades dos usuários em requisitos e critérios (segurança, conforto, funcionalidade, durabilidade, entre outros), que possam ser mensurados de maneira objetiva, é um desafio da norma. O produto inovador, como o próprio status sugere, não possui de imediato regulamentações técnicas para aprovação e comprovação de desempenho. No Brasil a elaboração de diretrizes e as avaliações técnicas para produtos inovadores são baseadas na norma de desempenho NBR 15575 – Desempenho de edificações habitacionais, que define os requisitos e critérios para o edifício habitacional como um todo e para suas partes, com base nas exigências dos usuários e requisitos de desempenho.
- O SINAT – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO TÉCNICA
A criação do SINAT é resultado da mobilização da comunidade técnica brasileira na elaboração de um suporte ao funcionamento de procedimentos de avaliação de produtos de construção inovadores. Seu objetivo é garantir a implementação de produtos inovadores no setor, suprindo provisoriamente as lacunas das normas técnicas prescritivas, por meio da elaboração de Diretrizes técnicas comuns de avaliação e do DATec - Documentos de avaliação técnica, em conformidade com a respectiva diretriz, aplicados a produtos e empresas específicas. O principal estímulo para uma empresa buscar o DATec é a confiabilidade quanto ao desempenho do produto. A concessão do DATec acontece por meio de um processo com procedimentos de avaliação padronizados, o que faz com que os resultados provenientes de diferentes laboratórios tenham a mesma característica e as mesmas informações.
5.1- Diretriz SINAT
É o documento que contém as diretrizes para avaliação técnica de produtos inovadores. Nela constam os requisitos, critérios de desempenho e métodos de avaliação que devem ser utilizados na avaliação técnica dos produtos. A Diretriz SINAT é um documento de referência para a elaboração da avaliação técnica. A Diretriz SINAT é divida em seis partes, são elas: introdução; caracterização do produto; requisitos e critérios de desempenho; métodos de avaliação; análise global do desempenho do produto; controle da qualidade na fabricação, montagem e instalação. A introdução contém o objeto da diretriz, isto é, do produto ou família de produtos a que a diretriz se refere, trata do campo de aplicação do produto, trata da terminologia, que é a descrição dos termos utilizados na diretriz e citação dos documentos técnicos complementares. Na segunda parte da diretriz caracteriza-se o produto, isto é, são apresentadas as principais características dos materiais e componentes que formam o objeto da diretriz.
...