RESENHA: LINGUAGEM E ARQUITETURA - O PROBLEMA DO CONCEITO
Por: Mateus Z • 3/3/2018 • Resenha • 392 Palavras (2 Páginas) • 1.040 Visualizações
RESENHA - LINGUAGEM E ARQUITETURA: O PROBLEMA DO CONCEITO
2. Da etimologia do conceito
‘’A palavra conceito deriva do latim conceptum e significa tanto pensamento e idéia quanto fruto ou feto. Concipere engloba tanto o significado mais comum de gerar e conceber quanto as ações de conter, recolher, reunir, fecundar exprimir e compreender algo. A atividade mental de conceber é metáfora da atividade agricula de colher algo que é oferecido pelo mundo e aprimorado pelo espírito ou pela nossa prática, apontando uma ligação entre a origem e a prática, entre a linguagem e o mundo, entre a atividade abstrata do pensamento e o concreto modo de estar e se relacionar com o mundo.”
A construção do conceito é a reflexão sobre a própria existência e a construção de um artifício, palavra ou alimento, através do qual nos apropriamos, compreendemos e construimos o mundo. O conceito não é uma invenção e sim uma compreensão daquilo que vivemos e sentimos, é a capacidade de fecundar novos frutos a partir daquilo que colhemos no campo do mundo. Aquele que concebe, é aquele que colhe, seja o grão ou a experiência vivida.
‘’Pensar a arquitetura é parecido com o exercício do agricultor””. Os conceitos que elaboramos na produção de um projeto surgem da reflexão sobre a nossoa própria experiência dos espaços e daquilo que nos fornece a tradição que lhes pertence. ‘’Diante da solicitação de projetarmos um templo temos que elaborar a reflexão sobre nosso experiência desses espaços, sobre a imagem, os significados e sentidos que a tradição nos transmite e que se depositou como repertório da cultura humana e sobre a própria dimensão religiosa, mítica, ancestral ou mistica que, mesmo sem sabermos, habitam nossos hábitos e nossas habitações .””
Na arquitetura a tarefa conceitual nos implica em refletir a experiência vivida. É uma atividade teórica que emana da dimensão prática de nossa existência.
É Tarefa do arquiteto, no momento em que germina o seu conceito, ter um olhar voltado para aquilo que ele pretende recolher no projeto, o qual lança ao mundo como fruto de sua atividade. É algo que visa o relançamento ou transmutação daquilo que se colhe em algo que se oferece ao mundo e se apresenta como útil aos homens e ao destino público.
Um conceito não deve apenas no conduzir a um bom edifício de arquitetura, mas também nos lançar a uma meta-arquitetura, aquilo que nos ultrapassa.
...