Recoco Brasileiro
Por: Andressa.pavani • 4/11/2020 • Trabalho acadêmico • 350 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
Rococó Brasileiro
Embora o Rococó tenha elementos religiosos relacionados ao estilo barroco no Brasil e, portanto, seja influenciado pela Reforma Protestante e pela Contra-Reforma Católica, ele surgiu no período de transição entre o Barroco e o Neoclassicismo. Por isso, foi influenciado pelo Iluminismo (a partir do século 18, século luz), que defendeu: o motivo; liberdade individual; Educação; igualdade; Fraternidade cronograma; Estado secular Governo constitucional O fim do despotismo. Método científico e simples.
Na arquitetura e decoração de interiores, as curvas e cores claras são marcantes. Além de usar espelhos, você também precisa levar em consideração o brilho do ambiente. O projeto arquitetônico visa formar um interior requintado que se opõe à simplicidade da estrutura externa - a característica oposta do estilo barroco é redundante.
elas características funcionais da arte rococó, não se pretende uma obra clássica, pelo contrário, é feita com a consciência da transitoriedade das coisas, e não parece especial, intocável e eterna. Por isso, suas pinturas prezam pelo hedonismo da vida terrena, ou seja, é baseado na simplicidade e no prazer. Essas imagens não recriam drama ou grande inspiração, mas sim vidas diárias agradáveis. Desta forma, as pinturas são caracterizadas por cores suaves, temas pastorais, flashes frívolos e vida cotidiana sensual.
Na escultura, há uma sensação de suavidade no estilo barroco. Os aspectos decorativos e funcionais da arte dominam. Você pode observar as delícias na fileira, geralmente com curvas S ou C, o tamanho do trabalho é pequeno. Dentre eles, o corpo humano ganhou maior brilho e elegância. Como toda arte rococó, o tema é alegre. No entanto, na Alemanha, Portugal e Brasil, os temas religiosos dominam.
Principais características:
- Uso de cores luminosas e suaves, em contraposição às cores fortes do Barroco;
- Estilo artístico marcado pelo uso de linhas leves, sutis e delicadas;
- Utilização de linhas curvas;
- Uso de temas da natureza: pássaros, flores delicadas, plantas, rochas, cascatas de águas;
- Uso de temas relacionados a vida cotidiana e relações humanas;
- Representação da vida profana da aristocracia;
- Arte sem influência de temas religiosos (exceção do Brasil);
- Busca refletir o que é refinado, agradável, sensual e exótico.
...