Relatório da Palestra “Criatividade, Coragem e Inovação para o Desenvolvimento de Austin, Texas”
Por: poru • 10/5/2016 • Relatório de pesquisa • 934 Palavras (4 Páginas) • 578 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ..........................................................................................................................................2
2 A PALESTRA ............................................................................................................................................3
3 CONCLUSÃO ...........................................................................................................................................5
REFERÊNCIAS ............................................................................................................................................6
1 INTRODUÇÃO
O relatório foi feito baseando-se na palestra “Criatividade, Coragem e Inovação para o Desenvolvimento de Austin, Texas” que ocorreu na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras no dia 11 de março às 17h, cujo palestrante foi Will Wynn.
Austin trata-se de uma das melhores cidades do mundo para se viver, onde as melhores empresas querem se instalar, maior nível educacional dos Estados Unidos, com uma das mais altas taxas de desenvolvimento do país, com tecnologia de ponto e mão-de-obra especializada.
2 A PALESTRA
A palestra foi ministrada pelo próprio prefeito de Austin, Texas, Will Wynn. Ele deu início a esta apresentando alguns dados da cidade, tais como, é a cidade de grande porte com maior nível educacional dos Estados Unidos, a com maior parcela da população jovem (abaixo de 45 anos), a quinta mais segura e a com segundo mais rápido crescimento, desde o ano 2000. Finalizou o primeiro tópico com o número de estudantes numa região de 100 milhas, o qual totalizava mais de 300 mil.
Abordou então sobre a forte economia da cidade que chega a ser uma das mais fortes do país. E apontou que o maior setor privado de Austin é o tecnológico e pelo grande número de estudantes, possui um enorme poder criativo.
Então, para entender melhor o que aconteceu ele fez um breve relato da evolução da cidade. Contando que no início, a base da economia era o governo do Estado e a Universidade do Texas, mas empresas com grande habilidade em engenharia de âmbito global, como IBM, Motorola, AMD, passaram a reconhecer as qualidades de Austin. E o posicionamento da cidade como um centro de tecnologia deu uma base para melhorar a competitividade tecnológica dos EUA.
Na década de 90, o governo local e estadual reconheceu a importância da tecnologia para um futuro prospero e Austin emerge como um alto centro tecnológico com forte concentração de instituições de desenvolvimento de novas tecnologias.
Hoje, a cidade possui a reputação da cidade da criatividade, inovação e invenção. O numero de empresas de tecnologia expandiu-se dando milhares de empregos e a indústria de software experimenta um dos crescimentos mais rápidos do país, um dos indicadores é a quantidade de patentes criadas ter quadruplicado na última década.
Para dar razão às qualidades atribuídas a Austin, o prefeito cita alguns rankings de qualidade de vida e do comércio em que a cidades esta inserida em excelentes colocações, entre um destes rankings esta o “Top Ten Best Place for Business & Careers” indicado pela Forbes, também vários locais que ajudam a melhorar a qualidade de vida, como museus, centros de ciências, esportes regionais, festivais conhecidos mundialmente.
A cidade participa de uma estratégia inovadora para Energia Limpa e Revitalização Urbana, onde em menos de uma década o governo revitalizou o centro que por ser abandonado após o expediente comercial pelas pessoas que dele faziam uso se deteriorar-se facilmente. Will Wynn explana sobre a estratégia citando indústrias de energia limpa situadas na cidade, alguns investimentos nessa área, alguns projetos iniciados pela cidade como Pecan Street Project e o Clean Energy Incubator, ambos com o objetivo de implementar a geração de energia e controlar as fontes energéticas já existentes em Austin para obter o menor efeito prejudicial na natureza possível.
...