Resenha O livro “Paisagem Urbana” de Gordon Cullen
Por: Carolyne Leonel • 29/11/2022 • Trabalho acadêmico • 350 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
O livro “Paisagem Urbana” de Gordon Cullen, descreve e exemplifica os elementos que constituem a paisagem urbana. No decorrer da leitura, percebe-se uma sistematização no conhecimento dos termos em categorias fundamentais, com uma comparação em relação à tradição funcionalista do planejamento urbano, através dos conceitos e exemplos que o autor cita.
De acordo com Cullen, paisagem urbana é a arte de tornar coerente e organizado, visualmente, a desordem de edifícios, ruas e espaços que constituem o espaço urbano. Esse conceito de paisagem, tem uma grande influência em arquitetos e urbanistas justamente por possibilitar análises sequenciais das paisagens através dos elementos presentes. Para estruturar esse conceito de paisagem, Cullen recorre a três aspectos. O primeiro é a Ótica, que é a Visão Serial e é formada por percepções sequenciais dos espaços urbanos. O segundo aspecto é o Local, que são as reações do sujeito com relação a sua posição no espaço, denominado sentido de localização, se referindo às sensações provocadas pelos espaços. O terceiro aspecto é o Conteúdo, que se relaciona com a construção da cidade, cores, texturas, escalas e estilos que caracterizam edifícios e setores da malha urbana.
Apesar de Cullen observar muitos temas para suas paisagens urbanas, é inegável que proporciona sentimento, criatividade e liberdade se integrando em um mesmo meio de observação. Esse conceito de paisagem urbana, tem como ferramenta a análise e observação, sendo um recurso bastante versátil para coleta de dados, informações e referências, especialmente pela interação que promove entre ser humano e ambiente urbano, despertando a percepção e a consciência à paisagem pela atenção ao espaço urbano e às próprias emoções dos indivíduos.
Tendo em vista os aspectos observados, conclui-se que as utilidades dos conceitos apresentados por Cullen são inúmeras e o que há de mais precioso na proposta do mesmo, é o estímulo que promove à percepção da cidade. Com isso, é perceptível que mesmo com o passar do tempo, a proposta trazida da apreciação da paisagem, permanece e sempre permanecerá com seu significado, sendo então, enxergado algum fragmento das paisagens de Gordon, em qualquer arte que exista.
...