TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo livro Gordon Cullen

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Cullen mostra para nos a diferenciação da cidade com o campo, ele comenta o quanto é essencial a definição de cidade para cada habitante que nela vive. O autor mostra para o leitor os aspectos importantes que formam a cidade, um exemplo como, o quando um conjunto de edifícios, um deles não se encaixa na função destaca-se automaticamente as suas características mais visíveis, como, dimensão, complexidade e cor. Isto acontece por que o contraste de escala faz com que a construção em questão maior e mais real. Agora se essas construções forem implantadas permitindo o acesso ao seu interior, a

pessoa terá a sensação de que o espaço possui vida própria. Caso uma dessas construções não se enquadre as demais, seja por sua função ou estética, suas formas e aspectos se tornarão bem evidentes.

A arte do relacionamento consiste na reunião dos elementos correlatos à criação deum ambiente (edifícios, anúncios, tráfegos, árvores, água, natureza e afins). Ele diz que as imagens que processam

OTICA

Entende-se por uma visão serial, uma experiência que o individuo tem quando atravessa uma cidade. Quando a pessoal caminha ela vai se deparando por diferentes tipos de paisagens urbanas trazendo ao individuo a sensação de surpresa. Já quando ele caminha em uma rua reta, não traz nenhum tipo de sensação, por causar pouco impacto. a visão serial, numa perspectiva visual temos dois pontos de vista a considerar: imagem existente e imagem emergente, uma ligação tomada como aspecto da arte do relacionamento.

LOCAL

É quando temos reações diante da nossa posição espacial, seriam uma percepção que desencadeia uma ordem de experienciais ligada as sensações que sentimos gerada através de espaços abertos e fechado. O nosso corpo é habituado a se relacionar espontaneamente com o meio ambiente, assim o nosso sentindo de localização com aquele lugar não é deixado de lado. Quando a cidade não tem sentidos de ligação fortes, ela permanece do mesmo jeito. Mais quando estamos em níveis diferentes como muitos altos ou muitos baixos, temos sensações diferentes Supomos, portanto que se uma cidade for desenhada seguindo a ótica das

pessoas que se deslocam a pé a gama de sensações será maior.

CONTEUDO

Podemos dizer do conteúdo é que ele se relaciona com as construções da cidade, cores, texturas, escalas estilos que caracterizam edifícios e setores de malha urbana. (TERMINAR)

VISÃO SERIAL

Um percurso de um extremo a outro de um, de um espaço que revela uma sucessão de ponto de vista. Quem observar o lugar faz uma leitura através do trajeto feito pelo mesmo, onde fica marcado para a pessoa os contrastes mais marcante.

APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO

É a utilização de certo local para a convivência social, seja local de trabalhos ou praças.

TERRITORIO OCUPADO

É territórios das cidades ocupadas por apresentar características mais agradáveis, como, abrigo, sombra, conveniência, um ambiente aprazível. Esses espaços têm essas características e podem contribuir para indicar um tipo de local, tornando assim, um ambiente estático e equipado.

PRIVILÉGIO

Seria um lugar onde acontecem as eleições, que se se destaca pela sua boa qualidade, com uma vista que proporciona uma boa paisagem.

VISCOSIDADE

Seria basicamente o centro da cidade onde encontramos pessoas conversando, vendedores de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com