Resumo: Capítulo 14 – Mecânica dos Fluidos
Por: Evandro Costa Freitas • 28/2/2016 • Resenha • 584 Palavras (3 Páginas) • 666 Visualizações
Tubarão, 11 de Novembro de 2015.
Aluno:
Resumo: Capítulo 14 – Mecânica dos Fluidos
Os fluidos tem um papel fundamental no nosso cotidiano. Bebemos, nadamos e respiramos os fluidos. Denomina-se fluido qualquer substancia que se pode fluir , e pode ser considerado pra gás ou para liquido .
A estática dos fluidos e baseados pela a primeira e a terceira lei de Newton onde que determina o fluido em repouso e o equilíbrio. Onde se analisa os conceitos básicos de densidade , pressão empuxo e tensão superficial .
A formula de densidade e expressada por: p=m/V
Onde p = a densidade m= massa V= volume
Alguns materiais variam no interior do material exemplo a atmosfera e os mares que quanto mais profundo mais denso e quanto mais alto menos denso. E usado a densidade media onde consiste em quilogramas por metros cúbicos ou gramas por centímetros cúbicos .
Se colocar um corpo em um fluido sofre uma pressão por todos os lados do corpo ou seja forças iguais e contrarias de todos os lados da superfície.
Formula de pressão: P= dF1/dA
Onde definição de pressão =p superfície da área submersa no fluido = dA força normal exercida por todos os lados do fluido = dF 1
Quando a pressão for a mesma em todos os pontos de uma superfície plana p = F1/A
As forças q atuam sobre os elementos do fluido são p pressao na superficie inferior o conponente y força resultante que atua na superficie é pA.pressao na superficie superior e p+dp e o componente y da a força resultade q atua de cima pra baixo sore superficie superior é –(p+dp)A. o fluido para estar em equilibrio no componente y tem q ser igual a zero.
Empuxo é a força que o fluido tem sobre o corpo que esta submerço exmplo o corpo boiando na agua e um balao de hélio voando essa força ocorre de baixo pra cima
Escuamento dos fluidos e o estudos que aprende os movimentos dos fluidos . Um fluido ideal e aquele q a densidade não pode variar e n possua nem um atrito interno .
Equaçao da continuidade não ocorre variaçao de massa durante o escoamento nem um fluitos pode escoar atraves das paredes laterais do tupo porque a velocidade do tubo e a tangente à parede a cade um de seus ponto
A equaçao de bernaulli relaciona p pressao com a velocidade V e a altura y para o escoamento estracionário de um fluido ideal .
p1+pgy1+1/2pv1² = p2+pgy2+1/2pv2²
È uma equsao muito usado e hidreletricas e em turbinas de aviães nos escoamentos em sistemas de encanamento .
A Turbulência ocorrequando o fluido tem muita velocidade superando um certo valor critico e o escoamento deixa de ser laminado . A equaçao de de Bernaulli n pode acorrer em arreas onde ocorre turbulências pois o escoamento não e estacionario
Viscosidade e um atrito interno no fluido , ou seja o as forças viscosas do fluido se opõem uma sobre a outra
- O concreto ele e um material viscoso e também um fluido
- A agua do chuveiro tem que tem um escoamentos de tal forma que não atrapalhe a resistencia pra n ficar muito quente e nem muito fria .
...