Resumo: Características da Arquitetura Antiga
Por: Fernanda Ramalho • 12/4/2017 • Resenha • 399 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
RESUMO PARA A PROVA DE HISTÓRIA
GRÉCIA:
Principais Características: Colunas (dóricas, jônicas e coríntias), simetria, proporções matemáticas, equilíbrio e racionalidade.
Técnica Construtiva: Substituição da madeira (cedro) e do tijolo pelo mármore. Ordens – Sistema estrutural; normas fixas e análogas as da natureza para organizar as partes. Procura da perfeição da proporção através de uma disposição regular e perfeita de todas as partes que contribuem para a constituição de um todo belo. Arquitrave.
Tipologia Arquitetônica: Principal – Templos; ágora.
Função: Morada dos Deuses (proteger as estátuas) ao invés de receber pessoas para os cultos religiosos.
ROMA:
Principais Características: Arquitetura pragmática, funcional, colossal. Preocupação com o realismo e a beleza.
Técnica Construtiva: Madeira e barro (tijolo), pedra, mármore e concreto. Ordens – dórica, jônica, coríntia e toscana (semelhante a dórica sem estrias na fuste) e compósita (capitel formado da mistura entre jônico e coríntio). Arcos e abóbadas. Construções sóbrias, funcionais e luxuosas.
Tipologia Arquitetônica: Aquedutos, templos, basílicas, arcos de triunfo, estradas, termas e anfiteatros. Moradias – domus, villae e insulae.
Função: Religiosas, comerciais, administrativas e políticas.
BIZANTINA:
Principais Características: Arte decorativa (mosaicos e afrescos), limpeza dos volumes exteriores, riqueza de interiores, cúpula ou domo pendentivo (parte superior e côncava dos edifícios). A cúpula buscava reproduzir a abóbada celeste.
Técnica Construtiva: Alvenaria ornamental. Arcos e abóbadas. Planta em cruz grega (todos os lados iguais).
Tipologia Arquitetônica: Igrejas, monastérios e estruturas defensivas.
Função: Religiosa. Caráter eminentemente cerimonial e decorativo, em que a harmonia das formas – fundamental na arte grega – foi substituída pela imponência e riqueza dos materiais e dos detalhes.
ROMÂNICA:
Principais Características: Semelhante ao romano. Grande variedade de soluções e regionalismo (lombrado, normando – mais requintado, italiana).
Técnica Construtiva: Construções austeras e robustas (paredes grossas e escassas, estreitas aberturas = luz rasante); naves e abóbadas de pedra (mais segurança) – formada por conjunto de arcos sucessivos. Abóbada de berço (arco pleno/volta perfeita); Abóbada de aresta (nervuras). Pilares fortes e maciços (polistilos); torres (campanários/do sino). Planta em cruz latina.
Tipologia Arquitetônica: Igrejas – desenvolvimento comercial, peregrinação, “fortaleza de Deus” (tamanho e dureza arquitetônica).
Função: Religiosa, abrigar aqueles que vinham para o local, resistir a ataques inimigos.
GÓTICA:
Principais Características: Verticalismo e majestade, evolução da românica. Arte bárbara.
Técnica Construtiva: Vitrais e rosáceas (paredes mais finas gerando aberturas = iluminação); paredes perdem a função estrutural e surge o arcobotante e contraforte (equilibrar de modo externo o peso excessivo das abóbadas). Abóbada de cruzeta/ogivais – alcançar mais altura.
Tipologia Arquitetônica: Igrejas.
Função: Religiosa.
...