Resumo " SABER VER ARQUITETURA"
Por: jous2003 • 24/4/2022 • Trabalho acadêmico • 417 Palavras (2 Páginas) • 316 Visualizações
UNIANDRADE – CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE – CURITIBA, PR
Josué dos Santos Junior TEORIA E HISTÓRIA APLICADA 1 Professor Gabriel
RESENHA : Saber Ver a Arquitetura – BRUNO ZEVI p.53-118
Capítulo 4 – As Várias Idades do Espaço:
Através da arquitetura encontramos as respostas necessárias para perguntas como: Por que essas pessoas viviam deste modo? Qual o desempenho final deste desse monumento? Para qual necessidade essa estrutura foi projetada nesse local específico e como ela conseguia supri-la? Entre tantas outras. Através da Arquitetura, é possível observar todo um sistema social, político e cultural de uma população em qualquer espaço, desde suas crenças e métodos científicos usados, a rotina das pessoas que ali habitavam. Tudo que se foi e é projetado, moldado e construído torna-se uma forma de estudo, e a arquitetura é uma forma linda de se estudar tudo aquilo que houve neste mundo, e às vezes, até mesmo uma das únicas maneiras de se desvendar mistérios sobre o passado até então não desvendados.
Analisando os templos gregos, por exemplo, podemos traduzi-los como grandes esculturas moldadas na antiguidade. Uma plataforma elevada, com colunas em série que amparam um teto contínuo e um salão ao centro, inacessível aos cidadãos. Observamos através do estudo da arquitetura a chegada da inovação no que se diz ocupar um espaço construtivo, novas formas de se modelar um espaço são descobertas, e enxergamos isso nas cidades projetadas romanas, por exemplo, que trabalha os espaços de maneira muito mais funcional, e visam a utilização da grandiosidade arquitetônica para impor sua autoridade. As igrejas, por outro lado, unem o melhor que a arquitetura grega e romana propunham para elas, utilizando mais a escala humana como base para moldar seus espaços, e brincando com a iluminação. No império Bizantino, formas circulares começam a ser utilizadas, juntamente com os famosos mosaicos. Já no momento que a Europa grita por uma mudança, a arquitetura romântica chega para lapidar as formas construtivas e com ela chega o efeito gótico: vitrais, luz, igrejas e drama. O Renascentismo vem em seguida com a geometria, a simetria e a regularidade. Logo após o período Barroco surge para quebrar todos os padrões propostos pelo renascentismo, trazendo o exagero, a fartura, a irregularidade.
E assim, a história e arquitetura foram andando, lado a lado, uma dependente da outra. E assim vemos como a arquitetura consegue, sozinha, ensinar tanto sobre tudo que já aconteceu nesse mundo, como aconteceu, e porque aconteceu. A arquitetura é história, e a história é arquitetura.
...