Resumo High Line
Por: Claudinha Almeida • 18/4/2020 • Trabalho acadêmico • 760 Palavras (4 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ARQUITETURA E URBANISMO
CAMPUS NOVA IGUAÇU, RJ
ARQUITETURA DA PAISAGEM I
PROF. ALICE MAGALHÃES
DATA 01/04/2020
ALUNOS (AS): CHEYENNE
CLÁUDIA ALMEIDA – MAT 201808173031
GABRIEL NAZARETH – MAT
LORRAYNE CALHEIROS – MAT 20180817
Parque High Line: Exemplo de urbanismo sustentável em Nova Iorque
- LOCALIZAÇÃO
O Parque High Line é um parque linear de 2,5km e que fica a 8 metros de altura. Fica localizado na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos e atravessa 3 bairros poucos visitados pela maioria dos turistas: Meatpacking, West Chelsea e Hell's Kitchen/Clinton. Os galpões e fábricas construídos em 1930 juntamente com a linha férrea foram convertidos em galerias de arte, studios de design, museus e residência principalmente após a construção do parque.
- BREVE HISTÓRICO
Em 1930, com o objetivo de remover os trens das ruas mais movimentadas da região, uma parte da ferrovia foi levantada a 8 metros de altura.
Em 1980, por não haver mais depósitos e distribuidoras em Manhattan os trens pararam de passar na área, tornando a ferrovia obsoleta.
Em 1991, um trecho mais ao sul foi demolido para construção de um edifício.
Em 1999 dois nova iorquinos com o intuito de impedir a demolição pela prefeitura, criou um grupo com o nome de Friends of the High Line e formaram uma parceria com prefeitura a fim de tornar o elevado em um parque público.
Em 2002 foi autorizado pela cidade a reutilização do High Line e lançou um concurso de projetos de revitalização, com participação de 720 equipes de 36 países. O projeto vencedor foi Diller Scofidio + Renfrodo do arquiteto paisagista Michael Van Valkenburgh, e o paisagismo com James Corner Field Operation.
Em 2006 começa as obras do parque High Line.
Em 2009 é inaugura a primeira fase do parque com arquitetura moderna, jardins com plantas nativas e árvores em meio aos prédios comerciais da cidade.
Em 2011, abre-se a segunda fase do parque com espreguiçadeiras, bancos peel-up e continuação dos jardins da primeira fase.
Em setembro de 2014, é inaugurado a terceira fase do parque, com uma área exclusiva para crianças, elementos conhecidos nas outras fases da tipologia “peel-up”, que nessa fase se transformam em mesas e gangorras integrando com uma passarela com flores silvestres;
Foi inaugurada em 2015 a última fase do High Line, uma extensão que ganhou um pequeno teatro em forma de Coliseu.
O sucesso do parque High Line resultou no um desenvolvimento econômico e imobiliário em seu entorno, além de promover a miscigenação urbana e social, hoje é uns dos lugares mais frequentados por nativos e turistas.
...