Pesquisa Sobre High Line Park
Por: leoessitatsch • 20/3/2020 • Trabalho acadêmico • 359 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
O High Line Park parte da ideia da reutilização de uma área que estava devastada, onde se encontrava uma linha férrea. Essa parte da cidade contava com muita vegetação, que de certa forma abandonada representava sujeira a cidade.
Enquanto os moradores de Nova Iorque estavam às voltas com a reconstrução do Marco Zero após o atentado de 11 de setembro, Joshua David e Robert Hammond focaram em um outro canto da cidade, pouco visitado pela maioria dos turistas. Uniram forças para tirar do papel o projeto que transformava uma ferrovia abandonada de cerca de dois quilômetros em um parque linear elevado.
Inicialmente, em 1999, após explicarem a ideia ao prefeito da cidade, não foi obtido sucesso. Foram precisos 10 anos de muita luta, até o prefeito Bloomberg, assumir a cidade e reconhecer a causa, apoiando-a. Foram arrecadados cerca de 300 milhões de dólares, sendo apenas 1/3 de origem do governo e o restante de arrecadações. Após a realização do High Line, foram contratados cerca de 100 funcionários para manejar e administrar a área.
A revitalização da área serviu como modo de transformar o uso do solo no setor, pois a área alterou-se, rapidamente, de industrial para residencial. Com esse processo de gentrificação, surgiram prédios de arquitetos muito renomados, como Frank Gehry, Zaha Hadid, entre outros. Este aspecto tornou a área em um tour de arquitetura, o que a valorizou ainda mais, reunindo cerca de 7,8 milhões de pessoas por ano.
A área é utilizada para diversos usos como: bicicletas, patins, corridas, caminhadas, ou até mesmo apenas para descansar. Um dos diferenciais do parque são os dois mirantes que servem como molduras da cidade, pois estes são espaços de vista, onde possuem vidros, pilares e vigas metálicas que servem como estrutura e uma forma “quadro vivo”. Outro ponto a ser destacado é o desenho do piso, o qual é formado por placas de concreto distribuídas em proporções variáveis. Este piso, serve como forma de quebrar a linearidade da antiga linha férrea, além de possuir quebras para jardins, onde é mesclada a pavimentação e a vegetação. E por último, o grande destaque: bancos que saem do piso como uma forma de quebra de volume.
...