Resumo e Citações – Endereço Online/Biblioteca
Por: Marcela Prado • 30/3/2016 • Projeto de pesquisa • 506 Palavras (3 Páginas) • 371 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO – UNIRP
ARQUITETURA E URBANISMO
MARCELA PRADO
Assunto: Arquitetura Moderna Ficha: 01
FICHAMENTO: Resumo e Citações – Endereço Online/Biblioteca
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SANT’ELIA, A. A Arquitetura Futurista, apud, Milão, 1914, Editora Perspectiva, p. 155-159.
BIOGRAFIA DO AUTOR
Antonio Sant’Elia
Com dezessete anos teve seu diploma de mestre de obra em uma escola técnica de como. Ele foi pra Milão e começou a trabalhar na companhia do canal de Villoresi e mais tarde para a prefeitura de Milão. Em 1911, fez curso de arquitetura e urbanismo na Brera e, nesse mesmo ano, projetou um apequena villa em Como, para o industrial Romeo Longatti
INTRODUÇÃO
Segundo Sant’Elia (1914, p: 156) a Casa e a Cidades Futuristas, a casa e a cidade espiritualmente e materialmente nossas vidas, nas quais o nosso tumulto possa desenvolver-se sem parecer um grotesco anacronismo.
Sant’Elia, (1914, p; 157), afirma que é formidável a antítese entre o mundo moderno e o antigo é determinada por tudo aquilo que não havia antes. Na nossa vida entraram elementos de que as antigas de que os antigos nem sequer suspeitaram da sua possibilidade; foram determinadas contingências materiais e reveladas atitudes de espirito que repercutiram em mil efeitos.
O problema da arquitetura futurista não é um problema de remanejamento linear, não se trata de encontrar novas formas, novas esquadrias de janelas e portas, de substituir colunas. (...). (SANT’ELIA, 1914, p: 156).
Acabamos com a arquitetura monumental, fúnebre e comemorativa. Joguemos para o ar, monumentais, calçadas, arcadas, escadarias, aprofundemos as estradas e as praças, ergamos o nível das cidades.
Sant’Elia (1994, p.158) combateu e desprezou; a toda a pseudo-arquitetura da vanguarda, austríaca, húngara, alemã e americana; toda arquitetura clássica, solene hierática, cenográfica, decorativa, monumental, graciosa, agradável; o uso de materiais maciços, volumosos, duradouros, antiquados, custosos.
Sant’Elia afirmou que a arquitetura futurista não é por isso uma árida combinação de praticidade e de utilidade, mas permanece arte, isto é, síntese, expressão; a arquitetura é arte de dispor do edifício segundo os critérios de Sant’Elia, a arquitetura deve entender o esforço de harmonizar com liberdade e com audácia o ambiente, tornar o mundo das coisas uma projeção direta do mundo espírito. (SANT’ELIA, 1914, p: 158-159).
“AS PALAVRAS EM LIBERDADE, O DINAMISMO PLÁSTICO, A MÚSICA SEM COMPASSO E A ARTE DOS RUMORES”. (SANT’ELIA, 1914, p: 159).
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