SEGMENTO ÁUREO E A CATEDRAL DE NOTRE DAME
Por: Joyce Moraes • 19/6/2017 • Artigo • 786 Palavras (4 Páginas) • 1.250 Visualizações
SEGMENTO ÁUREO E A CATEDRAL DE NOTRE DAME
Resumo: O tema tratado refere-se ao segmento áureo, no qual representa a mais
agradável proporção entre duas medidas. Nele inclui-se o retângulo e a proporção
áurea, na qual mostra-se o espiral áureo. O edifício analisado foi a Catedral de Notre
Dame, uma das mais antigas catedrais francesas góticas. Nela foi estudado e
observado o retângulo de ouro em toda a sua estrutura.
Palavras-chave: Segmento. Proporção. Retângulo. Estrutura.
1. INTRODUÇÃO
A proposta de seminário tem como objetivo a realização da análise da
obra a partir do uso dos conceitos matemáticos do segmento áureo.
A obra analisada foi a Catedral de Notre Dame, uma das mais antigas
catedrais francesas em estilo gótico. Nela foi usado o retângulo de ouro como base
de seu projeto arquitetônico.
2. SEGMENTO ÁUREO
Uma das características mais marcantes do homem é a imitação da
natureza, que sempre procurou formas alternativas para a solução de muitos de seus
problemas. Assim, o ser humano passou a captar pequenas variações no espaço em
que habita de forma lógica e racional. Com isso, ao perceber a falta de beleza e
harmonia em suas obras, o homem buscou inspiração e descobriu o número de ouro.
Também chamado de segmento de ouro e número de ouro, o segmento
áureo é o segmento resultante da divisão de um outro segmento AB em média e
extrema razão, ou seja, é obtido quando se faz uma seção áurea no segmento AB.
Podemos representar tal relação dessa forma:
Figura 1 - Representação do Segmento Áureo.
O Número Áureo é simbolizado pela letra grega "phi" (?). Esta constante
algébrica é obtida a partir da divisão de uma reta em dois segmentos (a e b). De forma
que o segmento mais longo (a) da reta seja divida pelo menor (b), resultando na reta
completa (a+b) dividida pelo maior segmento (a). Assim, seu valor será um número
irracional: 1,6180339887..., ou apenas 1,6180.
3. Retângulo, proporção e harmonia.
A arte, a arquitetura e a natureza podem estarem relacionadas ao
número áureo tornando possível e agradável a harmonia e beleza das formas aos
olhos do ser humano, além do rigor matemático utilizado.
Por meio de observação, teorização e experimentação, gênios como
Phídeas, Le Corbusier e da Vinci, conseguiram compreender e aplicar o número de
ouro na arquitetura e na arte, respectivamente.
Le Corbusier, responsável por uma nova forma de arquitetura moderna,
conheceu na Grécia o que posteriormente passou a ser sua maior inspiração: a
aplicação da razão áurea em suas construções. Com base na medida harmônica em
escala do homem grego, ele desenvolveu o modulor, um sistema baseado nas
medições médias do corpo humano, usando a razão de ouro através do retângulo
áureo.
Para os gregos, o retângulo de ouro representava a lei da beleza
matemática. O retângulo pode ser reproduzido matematicamente infinitamente
possuindo sempre as mesmas proporções. Essa figura também contém um espiral
mágico que repete as proporções da regra de ouro ao infinito.
Figura 2 - Representação de um Espiral Áurea.
Nos séculos seguintes, o retângulo de ouro dominou o conceito de beleza
na arquitetura em todo o mundo Ocidental, tendo como representação dessa grande
influência a Catedral de Notre Dame.
4. Catedral de Notre Dame
Localizada em Paris, sua construção foi iniciada em 1663 com o objetivo
de
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