TIPOLOGIA DE EDIFÍCIO MULTIFUNCIONAL
Por: LuanaCastro17 • 16/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.081 Palavras (5 Páginas) • 916 Visualizações
TIPOLOGIA DE EDÍFICIO MULTIFUNCIONAL
Edificações multifuncionais são uma tipologia formada por setor residencial, setor de comercio de produtos (varejista), setor de serviços e as vezes um setor de entretenimento em um conjunto edificado. Este tipo de edificação proporciona o aproveitamento do solo urbano, com usos variados num mesmo lote e assim agregando atividades em vários turnos do dia, também permite uma permeabilidade do espaço público através do lote e contribui para o adensamento do centro urbano. Isto otimiza o uso da infraestrutura urbana instalada, rede de transportes públicos e dos serviços de limpeza e coleta urbana (ROSSI, 2011).
Em edificações multifuncionais, as lojas geralmente são implantadas no térreo proporcionando movimento de pessoas e segurança. Disponibilizando áreas comuns de circulação e descanso, e áreas para o comercio varejista.
E os apartamentos são organizados de formas diversas; com corredor central, permite que os espaços se distribuam ao longo da fachada proporcionando iluminação natural em todos os ambientes; por agrupamento espacial- funcional que divide o apartamento em duas zonas, área de vivência e área de dormitórios, criando corredores íntimos que separam o acesso dos dormitórios da área de vivência por uma porta; por zona funcional central em que a cozinha, área de serviço e banheiros são locado no centro da planta liberando as fachadas para espaços de estar e dormitórios; e o corredor central ampliado no qual a área de vivência funciona também com circulação de acesso para os dormitórios (NEUFERT,2013).
Dessa forma, podemos falar que o movimento de projetos de Edifícios de Uso Misto vem crescendo com maior intensidade nas grandes cidades, pois com o dia a dia tão corrido, morar no mesmo local do trabalho é estratégico para ganhar tempo e, especialmente, qualidade de vida. O fato de combinar em um mesmo empreendimento, lojas, escritórios, espaços de entretenimento e residências, consegue concentrar em um só lugar algumas das principais características urbanas: moradia, trabalho e diversão.
ASPECTOS URBANOS DO TERRENO
• O entorno caracteriza-se por uma arquitetura simples e com alguns edifícios históricos de acordo com o desenho urbano proposto na concepção da cidade.
• Os edifícios do entorno são relativamente baixos, não havendo arranha-céus. A área tem predominância de edifícios de empresas públicas, escolas e o Parque 13 de Maio.
• A orientação solar para o terreno é gratificante, recebe a luz da manhã no seu lado direito.
• O terreno está situado em uma esquina com as vias: Rua da Saudade e Av. Mário Melo, que é a que tem um fluxo maior de veículos, atendendo bem o acesso ao terreno.
• Sendo o bairro localizado em um setor central da cidade, isso influência na visibilidade e valorização da região para novos empreendimentos, seja comercial ou habitacional. O que é algo favorável ao projeto.
PARTIDO ARQUITETÔNICO
A ideia é basicamente juntar o que já aprendemos no decorrer dos seis períodos da faculdade com o que mais nos identificamos até agora, ou seja, juntar ideais modernistas racionalistas na construção do edifício com ideais humanistas do urbanismo.
Com isso, concepção do projeto baseia-se em uma imagem que traz tranquilidade, modernidade, conforto, segurança e bem-estar. Sendo um Edifício de Uso Misto com Pocket Park (um pequeno parque que tem uma função de oásis urbano rodeado de prédios de cimento). Mesclando uma edificação tipicamente urbana e racionalista baseada nos pontos de Le Corbusier, com um pouco de natureza e com uma concepção urbanística de Jahn Gell, onde as pessoas sintam-se à vontade e seguras para passar, parar e ficar.
Dessa forma, a parte comercial/serviços deve ter funções diferentes para gerar vida ao espaço durante todo o dia, com um fluxo de pedestres e lugares que estimulem a permanência. Algumas lojas são voltadas com “os olhos para rua” como algo convidativo, e outras viradas para o Pocket Park, dando um bem-estar a população sem tirar o significado do Parque de 13 de Maio que fica bem próximo ao terreno.
De forma resumida, o que queremos é um lugar que convide as pessoas de várias e diferentes origens sociais a interagir com o espaço e, de maneira mais intensa, com as pessoas.
ZONEAMENTO E DIMENSIONAMENTO
A volumetria do edifício comercial é horizontal de pavimento térreo, em formato de L que engloba o terreno de uma testada a outra, onde todas as vitrines estão viradas para o Pocket Park, tendo um contato direto com o público. E a outra parte das lojas estão localizadas na esquina do terreno, compondo um complexo com partes que se relacionam em torno da área de uso comum, constituindo um sistema íntegro.
A volumetria do edifício residencial consiste em um prisma retangular de estrutura de concreto sustentado por
...