TRABALHO DE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Por: Fernando Guima • 17/4/2017 • Trabalho acadêmico • 5.524 Palavras (23 Páginas) • 326 Visualizações
[pic 1]
Universidade Paulista - UNIP
Instituto de Ciências da Saúde
Curso de Ciências Biológicas
NORMAS PARA O TCCB
TRABALHO DE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
São Paulo
2017
1. Introdução
O Trabalho de Curso de Ciências Biológicas - TCCB caracteriza-se como uma experiência de pesquisa científica, supervisionada por professor(es) orientador(es) e feita de forma individual. O aluno desenvolverá, além do trabalho escrito, a sustentação oral de sua pesquisa em data a ser programada pela Coordenação do Curso, ao final do último semestre letivo de Graduação.
Desenvolvendo-se numa linha pedagógica que privilegia, na relação ensino-aprendizagem, a construção do conhecimento e não simplesmente sua mera transmissão, este trabalho tem como objetivo iniciar o graduando no campo da investigação científica, processo básico de sua formação profissional, motivando-o ao contínuo aperfeiçoamento.
O TCCB, portanto, é muito rico para os alunos, não só como experiência de construção do conhecimento, mas também como processo de transição para eventual Especialização, Mestrado e Doutorado.
2. A orientação do TCCB
2.1. O TCCB será realizado individualmente por cada aluno matriculado nos dois semestres finais do curso.
2.2. A orientação do TCCB será feita oficialmente pelos docentes-orientadores da UNIP na área de estudos e/ou disciplina escolhida pelo aluno, mas os alunos podem e devem procurar outros docentes de semestres anteriores com a finalidade de ampliar seu campo de pesquisa e bibliografia específica de cada área de estudo. No caso do aluno que optar por orientadores externos, isto é, não docente da UNIP, este aluno obrigatoriamente, deverá ter um co-orientador docente da UNIP.
2.3. O atendimento de orientação.
O aluno poderá agendar atendimento com seu orientador de acordo com a disponibilidade combinada com ele, conforme o horário oficial do curso ou em outro horário, segundo disponibilidade do orientador.
2.4. É de responsabilidade do aluno, identificar o professor adequado para realizar a orientação do TCC e realizar o convite para a atividade O professor convidado pode aceitar ou não o convite em função do número de orientados já em andamento.
3. O que é o artigo científico (TCCB)?
A pesquisa desenvolvida pelos alunos durante o programa de TCCB resultará na elaboração de um artigo científico. Para isso, alguns aspectos conceituais devem ser definidos. Assim, a orientação do TCCB propõe, para reflexão, alguns tópicos que nortearão esse trabalho acadêmico:
- a palavra monografia corresponde, etimologicamente, a um tratado escrito (grafia) sobre um único (mono) assunto ou tema.
- texto monográfico obedece à estrutura e à linguagem do texto dissertativo. É, portanto, uma dissertação, ou seja, deverá convencer o leitor das propostas lá sustentadas. No caso de TCCB, é necessário que cada uma das análises se encaminhe para um ponto determinado e que, ao final, o aluno possa encontrar pontos em comum para atingir o objetivo analítico final, que será apresentado na conclusão do trabalho. Deve-se dar preferência à utilização do uso da terceira pessoa na construção do texto do TCCB, garantindo a impessoalidade perseguida.
- em princípio, a natureza da monografia é a mesma para trabalhos de mestrado e de doutorado.
- a diferença entre esses níveis de pesquisa estaria no grau de originalidade, abrangência, aprofundamento teórico-metodológico e enfoque analítico; com isso, não se quer dizer que a pesquisa em TCCB teria apenas um caráter de compilação e/ou revisão bibliográficas, como propõem alguns autores. É fundamental que os graduandos se posicionem criticamente frente ao material pesquisado.
3.1. Normas do artigo científico
3.1.1. O artigo científico de TCCB terá como enfoque um tema/texto escolhido pelo aluno de acordo com a área de trabalho escolhida para pesquisa. O tema obrigatoriamente deve estar relacionado a área de Ciências Biológicas.
3.1.2 Quando houver experimentos realizados in vivo em seres humanos ou em animais, devem ser entregue com aprovação do Comitê de Ética e bioética em pesquisa, da UNIP ou da instituição da qual o trabalho for desenvolvido. Os seres humanos não poderão ser identificados a não ser que dêem o consentimento por escrito. Atenção o projeto deve ser encaminhado o mais breve possível para o comitê de ética e bioética, a fim de garantir a sua aprovação ou a necessidade de ajustes, antes da fase de coleta de dados e de apresentação do trabalho desenvolvido. È de responsabilidade do aluno encaminhar o projeto a se desenvolver para análise do Comitê de Ética. Da mesma forma, deve-se assegurar que o trabalho proposto não é plágio de outro trabalho já realizado, respeitando-se assim os direitos autorais dos verdadeiros responsáveis pelo trabalho.
3.1.3 O trabalho deve atender a seguinte formação:
- papel formato A4,
- espaço 1,5 entre linhas,
- fonte Arial, corpo 12,
- todas as páginas devem estar numeradas e somando um total de 11 paginas no mínimo e 20 páginas no máximo, incluindo figuras e anexos.
- margens laterais com 3 cm e as margens superiores e inferiores com 2,5 cm.
O trabalho deve ser entregue, tanto na versão impressa, quanto em CD-ROM com etiqueta mencionando o titulo do trabalho e nome do autor.
3.1.4. Os textos dos trabalhos devem aparecer sem qualquer divisão em colunas. Atenção, a revista da UNIP publica seus artigos distribuindo o texto em 2 (duas) colunas, no entanto, os alunos devem entregar o artigo com apenas uma coluna. O aluno pode recorrer à própria revista da UNIP (site: http://www.unip.br/comunicacao/publicacoes/) para dirimir duvidas.
...