TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO
Por: olivanio • 7/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.668 Palavras (7 Páginas) • 185 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ALESSANDRO NICOLAU DA SILVA
Análise das qualidades ambientais urbanas: Estudo de caso do canteiro central da Cidade de Atalaia-Al
MACEIÓ-AL
2019/1
[pic 2]
ALESSANDRO NICOLAU DA SILVA
Análise das qualidades ambientais urbanas: Estudo de caso do canteiro central da Cidade de Atalaia-Al
Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial, para conclusão do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário CESMAC, sob a orientação da Professora Selma Patrícia Bandeira Mendes Costa e coorientação do professor Francisco André Gomes Santos.
MACEIÓ-AL
2019/1
SUMÁRIO[pic 3]
1 INTRODUÇÃO…………………………………………………………… | 04 |
2 AVALIAÇÃO DAS QUALIDADES AMBIENTAIS URBANAS…......... | 05 |
3 A CIDADE RELACIONADA AO PAISAGISMO E URBANISMO....... | 09 |
4 REFERÊNCIAS.................................................................................. 11
LISTA DE FIGURAS FIGURA 01 ............................................................................ 07 | |
FIGURA 02 ............................................................................ 07 | |
FIGURA 03 ............................................................................ 07 FIGURA 04 ............................................................................ 07 FIGURA 05 ............................................................................ 08 | |
FIGURA 06 ............................................................................ 08 | |
1 INTRODUÇÃO
Temos a oportunidade de trasformar o nosso novo mundo urbano numa paisagem passível de imaginabilidade: visível, coerente e clara. Isso vai exigir uma nova atitude de parte do morador das cidades e uma reformulação do meio em que ele vive. As novas formas, por sua vez, deverão ser agradáveis ao olhar, organizar-se nos diferentes níveis no tempo e no espaço e funcionar como símbolos da vida urbana. (LYNCH, 1999, p. 101)
Os canteiros centrais tem por finalidade estabelecer a organização das vias públicas, conduzir os pedrestres a atravessar a rua, contribuindo para uma harmonização no trânsito dando segurança aos cidadões que ali circulam, sempre interferindo que seja, positivamente ou negativamente, na estética e funcionalidade do meio urbano.
Muitos desses espaços no Brasil poderiam ser mais úteis, principalmente quando são localizados em ambientes bem movimentados. Áreas verdes, espaço público e livre com atratividades que venham proporcionar lazer, recreação, prazer e conforto que chame a atenção da população, podem garantir e promover a sociabilidade.
“existem, porém, algumas funções fundamentais, que as formas da cidade pode expressar: circulação, usos principais do espaço urbano, pontos focais chaves. As esperanças, dos prazeres e o senso comunitário podem concretiizar-se. Acima de tudo, se o ambiente for visilvemente organizada e nitidamente identificada, o cidadão poderá impregna-lo de seus próprios significados e relações. Então se tornará um verdadeiro lugar, notável e inconfudível. (LYNCH, 1999).
Os problemas ambientais são consequências da má utilização do meio ambiente pelo homem. A falta de planejamento urbano e o seu desenfreado desenvolvimento, refletem numa cadeia de consequências que influenciam na qualidade do ambiente urbano e consequentemente na qualidade de vida das pessoas.
2 AVALIAÇÃO DAS QUALIDADES AMBIENTAIS URBANAS
Neste capítulo iremos fundamentar as qualidades ambientais e urbanas, com o intuito de identificar a presença e o grau dessas qualidades no conjunto referido nas próximas etapas, para em seguida começarmos a elaborar e direcionar futuras intervenções na área.
O conceito de imageabilidade não conota, necessariamente, alguma coisa fixa, limitada, precisa, unificada ou regularmente ordenada, embora, às vezes possa possuir tais qualidades. Também não significa evidente a um relance, óbvio, ostensivo ou explícito. O ambiente total a ser modelado é extremamente complexo, enquanto a imagem óbvia logo se torna enfadonha e capaz apenas de chamar a atenção para um número limitado de características do espaço vital. (LYNCH, 2006, p.12).
A qualidade ambiental tem uma importância muito grande no que diz respeito a políticas públicas, direciona o planejamento urbano com o objetivo de oferecer o desenvolvimento sustentável das cidades e da melhoria da qualidade de vida nas mesmas.
Desta maneira, é necessário uma previa avaliação para analisar a qualidade ambiental do campo, um estudo minucioso da infraestrutura e dos serviços urbanos, como disponibilidade e acesso, visando sempre a melhoria e atender o máximo a carencia da população, suas imposições e consequentemente promover o conforto e comodidade.
A fim de estudar o projeto proposto, será pesquisado a avaliação da qualidade ambiental urbana, que é entendida como característica do ambiente natural e do ambiente construído, originada sempre pelos diversos tipos de personalidade humana, que interferem sempre no meio. Baseando-se no estudo de Bentley (1995), conceituaremos alguns tópicos como: variedade, adaptabilidade, legibilidade e permeabilidade do canteiro.
- Variedade
É a marca do espaço no qual se caracteriza pela diversidade, diferentes formas de uso do espaço e variedades de predios circuvizinhos, tipo de pessoas que ali circulam, mesmo por questões de tempo ou razões conduzem significados variados.
...