Templo de Edfu Técnicas Construtivas
Por: Camila Marzano Gontijo • 11/5/2016 • Seminário • 743 Palavras (3 Páginas) • 472 Visualizações
Técnicas construtivas Templo de Edfu
O Templo de Edfu foi construído de pedra arenosa e é repleto de inscrições em relevo. Foi erguido sobre um núcleo antigo que provavelmente era do Segundo Período Intermediário ( Dinastias XIII- XVII) e do tempo do Império Novo (Dinastias XVIII-XX).
A construção iniciou-se por volta do ano 237 a.C. e foi finalizadapor volta de 57 a. C. durante os reinados de Ptolomeu IV, Ptolomeu VIII, e Ptolomeu III. Além disso, houveram vários acréscimos à construção durante o período reinado pelo Imperador Augusto. Dessa maneira, o templo foi concluído por volta de 180 anos depois.
O templo foi feito em homenagem ao deus Hórus. Além de seus elementos tradicionais, o templo esta repleto de características arquitetônicas provenientes da Época Greco-Romana (ex: Mamisi – casa do nascimento divino de Hórus-, a cripta e o nilometro).
A construção mede 137 metros de comprimento e 79 metros de largura. Além disso, possui um pilono (portal + duas torres) com 37 metros de altura. O seu interior consta com :
- 1 patio aberto
- 1 sala com 18 colunas
- 1 sala com 12 colunas
- 2 vestibulos
- Santuário nos fundos do templo
O primeiro pilono possui 2 torres e essas são decoradas com cenas do rei Ptolomeu VIII, ora subjugando inimigos, ora rezando e fazendo oferendas ao deus homenageado e outros como Hathor, Hor-Sma-tway, Osíris e Ísis.
Para proteção do templo criaram discos solares alados. Ademais, para a proteção do rei Ptolomeu também, a entrada possui duas estátuas do deus Falcão Hórus feitas de granito cinzento.
O pátio aberto localizado no interior do templo é rodeado de 32 colunas (por três lados) ornamentadas com relevos e cujos capteis são compostos de vários elementos vegetais: papiros, lótus, palmeiras, etc. Esse pátio ficou conhecido como “Pátio das Oferendas”, uma vez que estava cheio de relevos ilustrando diversas divindades fazendo oferendas. Em seu interior, ao lado esquerdo, o templo é repleto de relevos ilustrando historias relacionadas aos deuses Hórus e Hathor. Além disso, são encontrados mais dois falcoes de granito no fundo do pátio com o objetivo de guardar o portal de uma colunata.
A colunada consiste em uma sala hipóstila com 18 colunas de capiteis compostos. Ao seu lado, podemos encontrar a biblioteca do templo. Por meio de uma entrada chega-se a uma sala menor que possui os relevos mais famosos e impressionantes do templo, que ilustram o rei diante do deus Hórus dedicando-lhe um templo, gravando a fundação com cinzel no chão, ou medindo os tamanhos do templo com a ajuda da deusa Seshat e a implantação ad primeira pedra do templo pelo rei.
O santuário esta localizado nos fundos do templo. Consiste em um quarto enorme com pouca luz (apenas uma fenda no teto). Contem um sacrário de granito polido e cinzento. No centro, encontra-se um pedestal de granito contendo a imagens relacionadas à Hórus. O santuário é rodeado por 12 quartos que possuem paredes revestidas por cenas religiosas.
Num corredor, encontra-se um Nilometro, que é um aparelho muito comum nos templos egípcios da Época Greco-Romana. Consiste em um túnel que é ligado com as aguas do Rio Nilo onde os sacerdotes conseguiam profetizar a altura das cheias anuais por meio de medições da agua. Nesse mesmo corredor, em sua parede exterior, encontra-se uma espécie de maquete do próprio tempo entalhada na parede. No final do templo encontramos cenas em relevos que representam a ultima batalha no Nilo, na região de Edfu e termina com a vitória de Hórus.
...