Técnicas Construtivas
Exames: Técnicas Construtivas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudinhaco • 31/10/2013 • 272 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
Vários materiais e técnicas construtivas foram utilizadas ao longo dos séculos no Brasil, alguns ainda utilizados até os dias de hoje.
Começando a nossa análise no período colonial, encontramos diversas técnicas e materiais rústicos, porém eficientes, como o cal, areia e o barro que eram as argamassas mais utilizadas nesse período.
Os materiais mais característicos da época foram o adobe, taipa de pilão e a pedra.
O primeiro é feito de barro com dimensões de 20x20x40cm, compactados em formas de madeira. Após a sua compactação, é seco na sombra e no sol. Normalmente eram assentadas com barro e revestidas com reboco de argamassa de cal e areia.
O adobe era utilizado na divisória de interiores, porém utilizada também em grandes construções.
O segundo foi o mais empregado nas construções do período colonial devido a abundância da matéria prima, o barro vermelho, facilidade de execução e a alta durabilidade.
Como a parede não podia receber água da chuva, a utilização dos beirais e a elevação acima do terreno com alvenaria de pedra.
Por último, a pedra, utilizado nas fortificações, em igrejas e em construções de grande porte. Foi a técnica mais utilizada nas igrejas de ouro preto.
As pedras utilizadas eram calcário, arenito, pedras de rio, granito e pedra sabão, em Minas.
Já os tijolos cerâmicos, utilizava a mesma matéria prima que o adobe, a argila, porém se diferenciava pelas suas dimensões menores pelo fato de ser cozido em fornos.
Material resistente, se equiparava à pedra, era utilizado em algumas construções no século XVII, porém apenas se tornaria frequente seu uso a partir do século XIX.
Em relação à técnicas construtivas, a cantaria, pau-a-pique e o tabique foram os mais utilizados no Brasil colônia.
...