Trabalho Engenharia da Qualidade
Por: willianfabian • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 365 Palavras (2 Páginas) • 514 Visualizações
Adobe e tijolo
As peças de adobe ou tijolo eram paralelepípedo, maciços e compactos, confeccionados de barro, fibra vegetais e água, prensados manualmente em fôrmas de madeira. Trata-se de um material milenar, utilizado em grandes construções por causa da sua grande resistência a compressão.
A abertura de vão é facilitada pela possibilidade de utilização de arcos de descarga sobre as envasaduras, a feição do arco pleno romano com sua pedra chave.
Taipa de pilão
Trata-se de uma técnica que utiliza barro, água, fibra vegetais e alguns tipos de aglomerados, que pode ser estrume ou sangue. Estes componentes são apiloados em uma fôrma de madeira, o taipal.
Vulnerável à água, as paredes devem ser protegidas por amplos beirais e construídas acima do nível do terreno.
A abertura dos vãos características da técnica
. Requer uma mão de obra numerosa pois trata-se de um processo artesanal, demorado;
. Depende das condições meteorológicas, pois não deve ser executada em temporada chuvosa;
. As paredes são executadas em grande espessura, nunca menor do que 0,60m;
. Os vãos devem ser previamente demarcados devido à dificuldade de abri-los posteriormente;
. Devem ser bem protegidos em relação ás chuvas e a umidade do terreno;
Devido ao processo construtivo, a taipa necessita de um contingente significativo de mão de obra para agilizar a linha de montagem: preparação e mistura da argamassa, transporte da massa, execução de fôrmas e vergas e o apiloamento dentro do tempo mínimo necessário para evitar a completa secagem da argamassa.
Estruturas autônomas
Mesmo civilizações mais primitivas utilizaram estas técnicas, apropriando-se de galhos ou madeira aparelhada para a montagem de uma gaiola, capaz de receber os empuxos da cobertura. Durante o período colonial, o sistema estrutural básico era composto por peças verticais de alvenaria (pedra barro) ou madeira, os esteios.
Para estrutural mistas, a alvenaria de pedra ou barro era utilizada nos esteios, mantendo baldrames e flechais de madeira.
Madeira
A utilização do tabuado como elemento de vedação, não era uma prática comum entre os portugueses. A forma mais comum de fixação, devido à ausência de pregos, era a saia e camisa, também aplicadas em forros.
Trata-se da simples superposição dos tabulados.
Adobe e tijolo
Utilizando os mesmos elementos das paredes autoportantes, neste caso as peças assentadas na face interna dos elementos de apoio devidamente argamassa.
...