TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Federal de Uberlândia

Por:   •  14/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Uberlândia

 Curso de arquitetura e urbanismo - Teoria e história da Arquitetura e da cidade I - 2021/2

Profa. Claudia dos Reis e Cunha

Resenha 1 – ZEVI, B. Saber ver a arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1994, p. 56-95.

Raquel Trebi Curilla – 12111ARQ038

A escala humana dos gregos

  • Templo grego caracterizava-se por uma enorme coluna (ignorância do espaço interior, a glória na escala humana)
  • Elementos construtivos: uma plataforma elevada, uma série de colunas apoiadas sobre ela e um entablamento contínuo que sustenta o teto.
  • O templo não possui uma concepção espacial, arquitetonicamente, mas se assemelha à uma escultura.
  • Morada dos Deuses

O espaço estático da antiga Roma

  • Preocupação com o espaço interior (presente de maneira grandiosa e pensado de maneira estática), opostos aos gregos
  • Escala monumental (utilização de arcos e abóbodas)
  • Renúncia à pureza e ao estilo da escultura helênica
  • Arquitetura que exprime afirmação, autoridade e dominação

A diretriz humana no espaço cristão

  • Reúne na igreja a escala humana dos gregos e a consciência do espaço interior romano, criando um lugar de reunião, de comunhão e de oração dos fiéis.

A aceleração direcional e a dilatação do Bizâncio

  • O arquiteto bizantino limita-se a introduzir no esquema longitudinal paleocristão a urgência de uma aceleração
  • Espaço bizantino dilata-se constantemente
  • Uso de panos brilhantes e das vastas superfícies luminosas

A barbárica interrupção dos ritmos

  • Período de transição – século VII ao X
  • Negação da concepção bizantina
  • Elevação do presbitério, introdução do ambulacro, a, interrupção do horizontalismo, ruptura do ritmo unívoco ao longo do eixo longitudinal
  • Gosto pelo material bruto ladrilhos, pedras ásperas
  • Engrossamento das paredes

A métrica romana

  • Concatenação de todos os elementos: a arquitetura se exprime em termos de ossatura e estrutura e se exprime em termos de estruturas e ossaturas
  •  Métrica espacial: unidade de arcadas tridimensionais.
  • Espaço e volumetria unem-se expressivamente

Os contrastes dimensionais e a continuidade espacial do gótico

  • O gótico não é um simples derivado do românico
  • Escala humana em oposição da monumental
  • Contraste das forças dimensionais
  • Diretrizes: horizontais e verticais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com