Urbanismo: Análise do Sistema Viário
Por: Kellen Lustosa • 10/9/2018 • Resenha • 281 Palavras (2 Páginas) • 388 Visualizações
O planejamento de rede viárias é sempre fundamental para qualquer proposta urbanística, seja ela uma simples reorganização, expansão ou proposição nova, em qualquer escala de abrangência.
Os métodos utilizados para o traçado das redes do entorno se apoiam no desenho urbano, utilizando estruturas viárias e formas mais regulares, justapostas ou não, para as várias dimensões dos bairros. Também não se percebe a busca de formas novas, e sim o entendimento e encaixe das formas existentes.
Os acessos a cidade são de principal importância, levando em conta que um dos acessos principais a gleba será pela avenida principal que é arterial e de grande fluxo e que provavelmente as vias que cortaram o loteamento terá parte desse fluxo desviado já que foi notado na visita ao local a intensa passagem de carros na via lateral o terreno que é uma via coletora.
A questão do planejamento do sistema viário, tanto em nível urbano como regional, é enfocada em planos diretores urbanos ou regionais. E nesse caminho, em busca de melhor compreensão das realidades existentes e das situações propostas que se insere a análise viária. Dentro desta orientação, o sistema viário proposto não deve ser rígido, mas sim conter todas as alternativas compatíveis com o uso do solo. Porém é necessária uma análise que leve em conta os mais diferentes critérios, a qual se bem elaborada, melhor condição de seleção oferecerá ao poder decisório.
Todos os sistemas viários, ora geométrico, ora poéticos, reflete a vida de seus habitantes e suas relações de toda ordem: política, social, administrativa, legal, econômica, cultural e inúmeras outras. Considerado com um conjunto de espaços e todos os serviços e funções que lhe são inerentes é parte considerável do todo urbano.
...