VISÃO PSICALITICA DO FILME CORALINE E O MUNDO SECRETO
Por: Thais Gomes • 2/11/2022 • Monografia • 349 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
VISÃO PSICALITICA DO FILME CORALINE E O MUNDO SECRETO
O filme relata a história de uma garota que acabou de se mudar com seus pais para uma casa desbotada e sem vida, com vizinhos “malucos”. Desde o início observa-se que os pais da menina não lhe dão nenhuma atenção, fazendo com que ela se sinta sozinha, ambos viciados em seus trabalhos e acabam negligenciando Coraline.
A menina ao desbravar sua nova casa descobre uma portinha misteriosa em sua sala, que a princípio era fechada e sem passagem, porém, com decorrer da história essa portinha se transforma em uma passagem para seu inconsciente. Esse novo mundo traz com ele o mundo ideal e cada vez mais atraente para a garota, com pais que ela denomina perfeitos, o filme nos mostra um desejo universal das crianças que é ser o centro das atenções e ter suas vontades saciadas.
Para Freud o sonho é a realização de desejos inconscientes e nesse novo mundo de Coraline a princípio é tudo que ela mais queria, pais atenciosos e muitas guloseimas, a menina começa a ver coisas do mundo idealizado no mundo real, uma das cenas que vemos essa situação é quando ela está tendo alergia nas mãos e a mãe boa passa uma lama e quando ela chega no mundo real já não tinha mais a vermelhidão da alergia.
Para Melanie Klein, desde nascimento o bebê entra em contato com pulsões de vida e de morte, ou seja, a de vida é toda demanda interna em busca de prazer, a criar, a realizar e a de morte a busca de isolamento, estagnação e ato de destruição e morte e no filme vemos muito isso em Coraline, podendo denominar a outra mãe como Seio bom, ela sacia todos seus desejos e a mãe real como Seio mal, que não sacia seus desejos na hora que ela quer.
A garota começa a notar algo errado nesse seu sonho egocêntrico, fazendo com que deseje voltar ao mundo real pois ela percebe que talvez não consiga lidar com seus desejos na realidade. Pois seus pais ideias começam a ficar sufocantes com a mesma.
...