Vila Carioca
Por: drilove92 • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 747 Palavras (3 Páginas) • 385 Visualizações
- Objetivos
Objetivos Gerais:
O objetivo geral do experimento foi colocar algumas substâncias em contato com a outra: Magnésio em fita, Solução de cloreto de ferro III (FeCl3) a 3%, Fenolftaleína, Solução de hidróxido de sódio (NaOH) 1 M, Solução de acetato de sódio (CH3COONa) 1 M, Palha de aço (bombril), Solução de sulfato de cobre II (FeSO4) 1 M e Carbonato de cálcio (CaCO3).
Objetivos Específicos:
Os Objetivos específicos do experimento foram identificar os diferentes tipos de reações químicas, classificar e equacionar as reações. Manusear adequadamente os instrumentos no laboratório e conhecer as aplicações e limitações do método.
- MATERIAIS E REAGENTES
Para a realização do experimento de estudo das Reações Químicas, foram utilizados os seguintes materiais:
- Estantes com tubos de ensaio
- Pinça tesoura
- Vidro de relógio
- Espátula
- Béquer de 100 mL
- Pipetas de 5 mL
- Provetas
- Termômetro
- Bastão de vidro
- Magnésio em fita
- Solução de cloreto de ferro III (FeCl3) a 3%
- Fenolftaleína
- Solução de hidróxido de sódio (NaOH) 1 M
- Solução de acetato de sódio (CH3COONa) 1 M
- Palha de aço (bombril)
- Solução de sulfato de cobre II (FeSO4) 1 M
- Carbonato de cálcio (CaCO3)
- Solução de ácido clorídrico (HCl) 1 M
- Solução de brometo de potássio (KBr)
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Ao iniciar a prática os tubos de ensaio a serem utilizados, foram todos numerados para um controle mais rígido de atenção. Já com os 6 tubos numerados, iniciamos o procedimento.
- Foi adicionado no tubo número 1, 5 ml de solução de cloreto de sódio e 5 ml de solução de brometo de potássio, mexemos um pouco o tubo e observamos a reação e anotamos.
- No tubo de número 2 foi adicionado 5 ml de solução de cloreto de ferro III e 5 ml de solução de hidróxido de sódio, foi observado se haveria formação de precipitado e caso não houvesse seria adicionado mais um pouco de base, logo depois foi classificada a reação e indicado o composto formado.
- Nesta etapa do procedimento, com uma pinça tesoura foi levado um pequeno fragmento de magnésio a chama do bico de gás, logo após foi recolhido e levado a um vidro de relógio, adicionado 5 ml de água destilada e agitado com um bastão de vidro para homogeneizar, depois adicionado 3 gotas d fenolftaleína, observamos, anotamos e classificamos as reações.
- No tubo de número 3 foi adicionado 3 ml de solução de sulfato de cobre II, depois foi adicionado uma pequena porção de palha de aço de uma forma que a mesma ficasse imersa na solução. Observamos, anotamos e classificamos a reação.
- Em um tubo de número 4, foi adicionado 1g de carbonato de cálcio, depois adicionado 5 ml de ácido clorídrico 1M. Observamos, anotamos e classificamos a reação.
- Em um tubo de número 5, foi dissolvido hidróxido de sódio em 5 ml de água destilada, agitado, verificado a temperatura e anotado a reação química.
- Em um tubo de número 6, foi dissolvido acetato de sódio em 5 ml de água destilada, agitado, verificado a temperatura e anotado a reação química.
Conclusão
De acordo com os experimentos realizados, foi possível concluir que as reações químicas são processos nos quais uma ou mais substâncias se combinam e reagem, podendo fazer com que haja o surgimento de novas substâncias. Foram analisadas reações de simples troca ou deslocamento, dupla troca, oxidação-redução e reações endotérmicas e exotérmicas e, a partir da realização dessas reações, constatou-se que reações químicas ocorrem por diversos motivos como por dissociação de íons ou transferência de elétrons, por exemplo, e que cada uma tem suas particularidades no que diz respeito as suas propriedades físicas e químicas. Foi constatado também que, durante a realização das reações, os indicadores como mudança de cor, formação de precipitado, liberação de gases e variação de temperatura, mostram, de fato, que houve uma reação química, alcançando, assim, os objetivos posteriormente traçados para a prática.
...