ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Por: Flávia Emanuela • 6/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.562 Palavras (15 Páginas) • 424 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Acácia
Bruna
Danilo
Flávia Emanuela Cruz Almeida de Oliveira
Leonardo
ART NOUVEAU
Aracaju/SE
Novembro de 2014.
Acácia
Bruna
Danilo
Flávia Emanuela Cruz Almeida de Oliveira
Leonardo
ART NOUVEAU
Trabalho apresentado como requisito para avaliação da Disciplina Arquitetura Brasileira do Curso de Arquitetura Urbanismo da UNIT.
Orientação: Prof. Msc. Rogério Freire Graça
Aracaju/SE
Novembro de 2014.
SUMÁRIO
I- INTRODUÇÃO ............................................................................................... 05
II- HISTÓRIA DA ARTE .................................................................................... 06
2.1 Contexto Histórico ...................................................................................... 06
2.2 Art Nouveau pelo Mundo ................................................................................ 07
2.3 O Art Nouveau no Brasil ................................................................................. 10
2.4 A Pintura e a Escultura ..................................................................................... 12
2.5 A Arquitetura ................................................................................................... 16
III- CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................
VI- REFERÊNCIAS .........................................................................................................
LISTA DE IMAGENS
Imagem 1: The Toilet of Salome ....................................................................................... 08
Imagem 2: Entrada do Metrô de Paris, projetada por Hector Guimard (1889-1904) ...... 09
Imagem 3: Confeitaria Colombo ........................................................................................ 11
Imagem 4: Teto da Confeitaria Colombo ........................................................................... 11
Imagem 5: Vila Penteado antes do restauro........................................................................ 11
Imagem 6: Vila Penteado atualmente ................................................................................ 11
Imagem 7: Jarro de vidro com detalhamento de metal, de Christopher Dresser ............... 12
Imagem 8: Ilustração de “A Bela e a Fera”, de Walter Crane .......................................... 13
Imagem 9: Cartão-postal de Kate Greenaway ................................................................... 13
Imagem 10: Salão de Chá de Willow, de Charles Rennie Mackintosheteve ..................... 14
Imagem 11: A mulher libélula de Gulbenkian, Lisboa ...................................................... 14
Imagem 12: O beijo, de Gustavo Klimt ............................................................................. 15
Imagem 13: Vaso chinês da Dinastia Qing ........................................................................ 15
Imagem 14: Escada estilo Art Nouveau ............................................................................. 17
Imagem 15: Santa Coloma ................................................................................................. 18
Imagem 16: Igreja sagrada Família de Gaudí, Barcelona ................................................. 19
I - INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como finalidade abordar, por meio de pesquisas e estudos, inicialmente tratados em sala de aula sob a orientação do professor Msc. Prof. Rogério Freire Graça, o qual irá utilizar como critério avaliativo, para nós, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, a elaboração de um seminário, o qual trata acerca dos períodos das artes estudadas em sala de aula, na disciplina Arquitetura Brasileira.
Diante do proposto, o grupo foi sorteado para tratar sobre o movimento Art Nouveau, onde será abordado no decorrer do trabalho as definições e características deste estilo, através de divisões por periodização e sua influência na arte, sobretudo, na arquitetura, entre outros enfoques.
Este movimento, característico das primeiras décadas do século 20, apostou em conceitos contemporâneos, mas valorizando o trabalho artesanal, ligando as formas orgânicas à tendência simbolista, trabalhando com ilustrações da natureza, tipo flores. No desenvolvimento do trabalho será mostrado todo o processo de estudo, bem como
...