A INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Por: thais.savelli1 • 13/1/2022 • Trabalho acadêmico • 3.632 Palavras (15 Páginas) • 166 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
THAÍS DA SILVA SAVELLI GUIMARAES
Auditoria Social: Vale S/A
Niterói /RJ
2020
[pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
THAÍS DA SILVA SAVELLI GUIMARAES
Auditoria Social: VALE S/A
Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense, como requisito para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.
Orientadora: Prof.ª Maria de Fátima de Lima Pinel
Niterói /RJ
2020
Agradecimentos
Agradeço primeiramente a Deus, por me proporcionar a vida.
Aos meus pais Rogéria e Afrânio que me educaram com muito amor, dedicação e pelo suporte financeiro em todo o meu desenvolvimento como ser humano, em nível acadêmico, pessoal e profissional. A minha irmã Camila que me apoia em todas as decisões da minha vida, que ao meu lado divide dores e compartilha alegrias.
A minha psicóloga, Monique, obrigada por me fazer acreditar em mim, por potencializar minhas competências e me fazer descontruir crenças limitantes.
Aos meus amigos da vida: Ana Beatriz, Alice Ferreira, Lívia Rodrigues, Luiz Fernando, Lucas Leão, Magno, Camila Theodoro, Gabriela Moreira e Pedro.
Minhas companheiras de faculdade, Viviane Santos e Caroline Figueiredo, sem vocês o processo não teria sido o mesmo, gratidão pela nossa união de almas, o nosso encontro foi desenhado por Deus e nós entendemos o motivo, era necessário, foi necessário termos umas as outras para nos ajudar e guiar nesses anos de faculdade, nós sabemos que a presença de cada uma nos fez melhor como pessoas.
Obrigada pela minha orientadora, Fátima Pinel, por ter aceitado a minha solicitação e ter se dedicado com muito carinho a este trabalho, por ter despertado um novo olhar em mim sobre o mundo corporativo, empresas e universo.
Por fim, agradeço as deusas, mulheres feministas, que desde que foi criado o patriarcado, lutaram incessantemente para a nossa emancipação, se hoje, eu, mulher, estou finalizando um estudo dentro de uma universidade é graças a vocês que enfrentaram as dificuldades e foram contra um regime de opressão da época.
“Que nada nos limite. Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância. ” Simone de Beauvoir.
Resumo
Esta monografia tem por objetivo produzir uma auditoria social na maior exportadora de minério de ferro e pelotas do mundo, uma das principais produtoras globais de manganês e ferro-liga e uma das maiores transportadoras de carga no Brasil: A CVRD, Companhia Vale do Rio Doce. Realizando uma investigação nas informações divulgadas pela companhia e a realidade social, visando analisar os impactos da empresa no país, considerando os aspectos de cidadania, meio-ambiente e recursos humanos. O trabalho foi dividido em três partes: a primeira parte trata do conceito de Auditoria Social e sua importância; na segunda parte, será uma apresentação da empresa, desde sua criação, passando pelo seu processo de privatização e expondo sua situação atual; por último, utilizando como base os relatórios da empresa, os demonstrativos contábeis, o formulário 20 da bolsa de NY e o formulário referência da CVM, identificaremos o cadastro nacional de pessoa jurídica da empresa, suas principais atividades, quem são seus representantes, os seguros e os seus impactos na sociedade civil. Ao final, serão apresentadas as considerações finais que sintetizam o apresentado ao longo do trabalho.
Abstract
SUMÁRIO
I INTRODUÇÃO.........................................................................................................7
II AUDITORIA SOCIAL......................................................................................... 9
III A CVRD ............................................................................................................... 11
III.I Breve Histórico..................................................................................................... 11
III.II Privatização e desestatização............................................................................... 12
III.III. Principais atividades.............................................................................................
IV ANÁLISE DA CVRD...............................................................................................
IV.I CNPJ ....................................................................................................................
IV.II A mineração........................................................................................................
IV.III Composição Acionária da Vale.........................................................................
IV.IV Seguros..............................................................................................................
IV.IV.I Processos Judiciais..........................................................................................
IV.IV.II Impactos dos casos de Brumadinho e Mariana..............................................
IV.V Os investimentos ................................................................................................
V CONCLUSÃO.............................................................................................................
VI REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...........................................................
- Introdução
No século XIX, o presidente dos EUA, Rutherford B. Hayes, já advertia a impotência dos executivos dos países para governar seu povo, quando afirmava: Este já não é mais um governo do povo, pelo povo e para o povo, é um governo de corporações, pelas corporações e para as corporações.
Nesta mesma linha, em 29 de abril de 1938, o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, em seu discurso, com a finalidade de investigar a concentração de poder econômico de poderosos grupos privados que controlavam a economia; finanças e a distribuição dos bens comuns dos EUA, pediu ajuda ao congresso americano:
...