À GESTÃO CONTEMPORÂNEA
Por: Maicon Teixeira • 17/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.180 Palavras (5 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO – UNIGRANRIO
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
INTRODUÇÃO À GESTÃO CONTENPORÂNEA
Por
Maicon e Silva Teixeira
1103478
Duque de Caxias – RJ
Outubro– 2017
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO – UNIGRANRIO
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
PROCESSO ADMINISTRATIVO
Estudo Dirigido realizado dentro da Disciplina Introdução ao Processo Administrativo, para apreciação da Professora Carolina de Sousa Rocha
Duque de Caxias – RJ
Outubro 2017
INTRODUÇÃO
É notório que administrar está envolvido acerca do processo racional na tomada de, tendo a visibilidade a prestabilidade na destinação dos recursos, a eficácia e a eficiência das organizações. A indagação que se contra é como esse processo se torna realidade. Eis que nasce o processo de administração.
O processo de administrar, em seu entendimento clássico, é o agrupamento de tarefas relacionadas e dependentes que convertem os insumos oriundos do local em mercadorias e serviços atribuindo valores que atenda a demanda dos clientes.
O processo racional abrange de acordo com as funções os seguintes níveis de maior detalhamento: planejamento, organização, direção e controle.
O planejamento relaciona-se conjunto de atividades que antecedem os cenários que embalam o desenvolvimento da organização, com intenção de construir estratégicas que atenuem os efeitos decorrentes do encontro de ameaças e fortalece o aproveitamento de possibilidades que se encontram no ambiente. Fundamentalmente, se ele desenrolar em três fases na ambitude das instituições: relacionado à efetividade – o estratégico, relacionado à eficácia- tático e o operacional relacionado à eficiência.
No que se refere ao âmbito organizacional, trata-se do conjunto de tarefas que, devido ao planejamento desenvolvido, determina a mais correta distribuição dos recursos de uma organização. O principal mecanismo desse processo racional é a modelação das estruturas, que são associadas à tática e aos métodos de negociação contribuem para a formação da arquitetura organizacional.
Contudo, dar-se-á ênfase no direcionamento do propósito planejado no gerenciamento da empresa.
Nesse cenário, a função do líder institucional é de fundamental importância, a proporção em que ele colabora com o alinhamento estratégico institucional e para o estimulo dos funcionários perante a sua supervisão.
Em referência a função controle, é a função que intenciona para a conquista de informações sobre o funcionamento organizacional, com intenção de, conferir o que foi executado em decorrência do resultado programado.
No conteúdo da gravação do episódio de número um exibido pelo Fantástico, onde o chefe Valdo Junior passa uma semana no setor operacional da empresa disfarçado a fim de apurar prováveis falhas, podem ser evidenciados os seguintes papéis: O papel de monitor e o papel de porta-voz.
Esses dois papéis administrativos de informações podem ser evidenciados quando o chefe se disfarçar e obtém informações que ocorrem dentro da fábrica de Itumbiara, localizada no interior do estado de Goiás. Enquanto, cabe ao monitor procurar obter dados a respeito do que ocorre em sua organização e no ambiente em que estas se encontram, o papel de porta-voz consiste na transmissão de dados para as pessoas de fora sobre os projetos, resultados da unidade organizacional.
Um problema que podemos mencionar e que foi presenciado pelo próprio chefe disfarçado é quando ele e dois de seus subordinados vão realizar a entrega de um grupo de gerador, onde no decorrer do caminho esses subordinados decidem almoçar, em contrapartida devido à mudança de tempo os dois mudam de opinião.
Essa situação poderá ocasionar perda de produtividade. Visto que esses trabalhadores devem estar bem alimentados e com mais ânimo e disposição, para enfrentarem o seu cotidiano.
Quando chegam para realizar a entrega desse gerador em um restaurante a Ordem de Serviço dizia que era uma entrega simples. Entretanto, isso não condizia com que estava escrito nessa Ordem. Pois, além do espaço que foi concedido para guardar a mercadoria ser quase inacessível, isso demanda mais tempo e a utilização de mais funcionários, ocasionando muitos custos à empresa. Ou seja, encontramos aqui uma falha de comunicação interna.
...