A Análise das Demonstrações Contábeis
Por: Rafael Carneiro • 21/10/2023 • Dissertação • 1.374 Palavras (6 Páginas) • 52 Visualizações
[pic 1]
Matriz Atividade de Participação Individual.
Elaborado por: Rafael Carneiro Pereira
Disciplina: Disciplina 1 - Análise das Demonstrações Contábeis
Turma: 2
Introdução
O tema desenvolvido se dará a respeito da Primeira Roll – 1 Semana. E como forma de nortear o assunto a ser debatido, suas perguntas e slides apresentados por ocasião do encontro. Será abordado conhecimentos técnicos e a opinião intrínseca do autor, remetendo a suas aplicações no meio financeiro bem como o habitual dia a dia, realizando um paralelo com o cotidiano.
Desenvolvimento e Conclusão
- Qual a importância da Contabilidade?
A contabilidade é a forma organizacional de realizar todos os lançamentos, saídas e demais eventos de uma empresa, instituição ou qualquer outro mecanismo que deseja um maior detalhamento e controle nas suas finanças. Sua importância se dá através da interpretação da leitura desses dados.
- Qual a importância da Contabilidade?
Planejamento e Controle. Acrescento também a decisão, através da contabilidade é possível monitorar todas as despesas e suas relevâncias dentro do cenário a qual se aplica, sendo informação de grande valia para uma tomada de decisão. Por exemplo: cortar/intensificar os gastos, comparação de despesas excessivas com atividades que não dão retornos proporcionais enquanto retornos potenciais em atividades de menores custo, decidindo assim intensificar as atividades em tal direção e reduzir em outra, gerando um crescimento para sua empresa – em um primeiro momento – sem aumento de aportes, somente com melhor alocação do capital. O mesmo se aplica no dia a dia de uma pessoa, independente da sua situação financeira, aquela organizada terá mais condições de passar por um período difícil financeiramente e quando o cenário melhor, terá mais possibilidade de enriquecimento (entenda-se como ascensão social).
- Quais os principais usuários da informação contábil?
“Toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse na avaliação da situação e do progresso de determinada entidade, seja tal entidade empresa, ente de finalidades não lucrativas, ou mesmo patrimônio familiar” (Estudo Fipecafi – 1995;59). Traduzindo para o universo coloquial podemos definir usuário como qualquer pessoa ou empresa que detenha minimamente uma intenção seja ela qual for em conhecer melhor a saúde financeira de organização (Empresarial ou Familiar).
- Quais as diferencias entre a contabilidade Financeira e Gerencial? Analogicamente podemos dizer que a contabilidade Financeira seria um relatório - o qual segue regras e normas - visando de maneira padronizada passar informações as partes externas interessadas. Enquanto a contabilidade Gerencial é mais endereçada para o público interno e assim conta com um detalhamento maior que possa auxiliar nas tomadas de decisões.
- Quais as etapas do Ciclo Operacional?
Comprar, Estocar/Produzir, Vender, Receber. Entretanto, com o advento da tecnologia cabe ressalvar novas modalidades de vendas digitais as quais muitas vezes não estocam/produzem, somente funcionam como forma de intermediador entre o comprador e o vendedor.
- Quais os tipos de Gastos? Custos: Consumo de Bens e Serviços com o objetivo de gerar bens ou serviços. Exemplo: a contratação de uma costureira para a confecção de um vestido. Despesa: Consumo de bens e Serviços com o objetivo de gerar receitas. Exemplo; pagamento de um frete para a realização da venda de um produto da loja. Perdas: Gastos anormais ou involuntários que não geram novos bens ou serviços, tampouco receitas. Exemplo; perda de um automóvel por conta de uma enchente decorrido de uma forte chuva. Investimentos: Aquisição de bens que serão ativados. Exemplo; a recompra do carro perdido na enchente por exemplo, o ativo será utilizado para geração de receita.
...