A Analisa das Demonstrações Contábeis
Por: taniakowaleski • 26/8/2020 • Resenha • 619 Palavras (3 Páginas) • 228 Visualizações
Atividade Avaliativa TDE
No ambiente empresarial as informações contábeis utilizadas no processo de tomada de decisões são relevantes, sendo um fator determinante para analisar a situação econômico-financeira e apoiar os gestores nas tomadas de decisões. A utilização de informações consistentes e claras no processo de gestão podem trazer vantagens aos administradores e gestores onde será possível obter uma análise econômico-financeira objetiva e de qualidade. A Análise das Demonstrações Contábeis tem vasta relevância para seus usuários, já que permite aos internos avaliar a condição financeira e econômica das organizações com objetivo de contribuir na tomada de decisões e possibilita aos externos, informações objetivas levando-os a escolha das empresas que mais se adequem às necessidades de seus investimentos.
Nas Análises das Demonstrações Contábeis, os índices de liquidez (Geral, Corrente e Seca) procuram evidenciar os aspectos da situação financeira de uma empresa, se ela possui ativos suficientes para liquidar as suas dívidas de curto e longo prazo, avaliando quão sólida é a base financeira da mesma. O índice de liquidez mede quanto a empresa tem disponível para cada unidade monetária que ela deve, utilizando os dados extraídos do Balanço Patrimonial. Quanto maior for o valor dos índices de liquidez melhor será para a empresa, e quando a empresa consegue atingir um índice de liquidez maior que um, existe relativamente uma folga financeira dentro da mesma, pois os ativos suprem as dívidas do passivo restando ainda uma reserva de disponibilidade. Quando a empresa não consegue atingir um índice maior que um, nessa hipótese ela dependeria da criação de recursos futuros para saldar suas dívidas de longo prazo.
Sobre as Alises de Endividamento é possível avaliar basicamente a proporção de recursos próprios e de terceiros mantidos pela empresa, sua dependência financeira por dívidas de curto prazo, a natureza de suas exigibilidades e seu risco financeiro. O grau de endividamento é uma relação entre o capital de terceiros com o capital próprio. Por exemplo, se é visível que em 2019 a empresa atingiu um alto nível de dependência a terceiros, isso demonstra que além de ter uma grande parte de seus recursos financiados de terceiros, representa também risco, caso a empresa não tenha condições de honrar com suas obrigações.
A Análise da Rentabilidade é um passo muito importante para uma análise financeira, possibilita saber como está a situação como um todo, incluindo como está a rentabilidade do capital investido. Permite ao analista avaliar os lucros perante o nível de vendas, ativos ou ao volume de capital investido pelos proprietários, também afirma que sem lucros não é possível uma empresa atrair capital externo.
Os Indicadores de Atividade tratam sobre a liquidez dos estoques, dos valores devidos a fornecedores, além dos valores a receber de clientes, relacionados às suas respectivas rotações ou giros. O cálculo apresenta por base as diversas durações de um ciclo operacional, desde a aquisição de insumos básicos ou mercadorias até o recebimento das vendas realizadas. Dentre os principais índices de atividade, destacam-se o de Prazo Médio de Estocagem (PME), Prazo Médio de Cobrança (PMC), Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores (PMPF), Ciclo Operacional (CO) e o Ciclo Financeiro (CF).
...